As lavouras naturais da Improcorp

 

Jair Alves de Andrade e Gilmarque Lopes da Silva hoje enxergam suas lavouras de melão e melancia, cultivadas na Fazenda Agro Canaã, em Mossoró, RN, com outros olhos. No início de 2010, os produtores abandonaram o uso de insumos sintéticos e aderiram ao movimento naturalista e, desde então, vêm colhendo ótimos resultados. “O início foi preocupante, mas depois das correções nutricionais equilibradas e o controle fitossanitário, tive a certeza de que teríamos frutos mais vistosos e de melhor qualidade, mais atrativos ao mercado externo. Foi o que aconteceu”, conta Jair Andrade, que passou a liderar o ranking dos maiores exportadores de frutas do Estado. A mudança na fazenda de Andrade foi na mesma época e expõe uma nova tendência do mercado: a entrada de grandes fábricas multinacionais de insumos no segmento da agricultura natural.

Melões vistosos: as lavouras produzem frutos que atraem o mercado internacional

Há dez anos, a Improcorp, divisão agrícola da Alltech Inc., mirou neste ramo e agora, no auge da necessidade sustentável do planeta, avança no setor em disparada. “O agronegócio demanda soluções naturais e o mercado é cada vez mais exigente”, lembra Roberto Bosco, diretor da Alltech no Brasil.

Os naturalistas: Jair Andrade e Gilmarque Silva estão colhendo frutos de melhor qualidade

Gilmarque afirma que a migração para a agricultura natural foi fundamental para o aumento de vendas de frutas no Exterior. “O panorama atual é mais exigente. Os consumidores querem saber como o produto foi cultivado, se respeitou o meio ambiente e se não comprometerá sua saúde”, diz ele. A empresa acredita que a agricultura moderna, necessariamente, terá que ser mais natural. “É uma tendência no mercado, uma exigência utilizar a biotecnologia para desenvolvermos produtos que não agridem o meio ambiente e que não trazem riscos ao consumo humano”, diz Bosco.

A fruticultura é o segmento que avança mais rápido no naturalismo. As técnicas da Improcorp são chamadas de tratamentos e envolvem caldas orgânicas que promovem o equilíbrio da raiz das plantas, ativos microbiológicos que melhoram a flora bacteriana do solo e atraem mais minhocas, redução dos efeitos da salinização através da adição de ácidos orgânicos e harmonização entre planta-soloambiente. “Desde a primeira safra já se veem as diferenças entre os frutos. O agricultor tradicional precisa entender que hoje é possível atingir uma ótima produtividade e respeitar a natureza ao mesmo tempo”, afirma Jair Andrade.