27/08/2015 - 17:06
Com o objetivo de mostrar ao produtor e profissionais do setor sobre a necessidade de se ter atenção com a alimentação nos primeiros 15 dias de vida dos leitões, no dia 31, será promovida a 1ª Ronda Técnica de Suinocultura, em Campo Grande (MS). O evento abordará sobre o impacto do conceito lifestart e a utilização do Nuklospray Yoghurt em granjas de suínos tecnificadas. A palestra será às 16h, no Indaiá Park Hotel. O Nuklospray Yoghurt, da marca Sloten, é um suplemento alimentar à base de leite e gordura para ser utilizado nos primeiros dias de vida dos leitões, comercializados pela Trouw Nutrition Brasil.
A 1ª Ronda Técnica de Suinocultura será conduzida pelo gerente nacional Nuklospray, Fábio Botelho e, pelo gerente mundial de produtos para suínos da Sloten, André Damveld. A reunião com os produtores e profissionais do setor irá abordar sobre o investimento nas fases inicias de criação, que reflete efetivamente no resultado e desempenho nas etapas finais de criação.
De acordo com Botelho, o uso da suplementação melhorou o consumo de ração antes do desmame, houve maior ingestão de alimentos antes e após o desmame, além de se obter uma transição suave para a ração seca. “Temos mais de 130 ensaios realizados no mundo todo, onde demonstra um benefício médio de 400g de ganho de peso do leitão, 2 a 4% menos mortalidade e até 9% menor utilização de mães de leite.”, enfatiza.
A necessidade de suplementar a amamentação ocorre pelo aumento na leitegada, havendo disputa entre os leitões, quando a lei do “mais forte” na maioria das vezes prevalece. Durante os últimos anos, o tamanho das ninhadas das fêmeas aumentou substancialmente. Atualmente, uma ninhada com 14 leitões não é exceção e a fêmea não é capaz de alimentar os leitões extras suficientemente para garantir que eles cresçam. “Há dez anos, tínhamos por objetivo desmamar dez / onze leitões em média por porca. Hoje esse número pode chegar a 17, com frequência. E a mãe, na maioria das vezes, não dá conta de amamentar de forma adequada sem prejudicar o desenvolvimento de suas crias”, esclarece o gerente.
“Quanto mais cedo eles se alimentam com qualidade, consequentemente terão um melhor desempenho durante toda sua vida, transformando-o num bom comedor de ração e com boa conversão alimentar. Nessa fase inicial é que se deve ter mais atenção”, ressalta Botelho. Fonte: Ascom.