17/07/2014 - 14:22
O Senepol, raça originária das Ilhas de Saint Croix, Caribe, desembarcou no país há 15 anos e teve boa adaptação ao nosso clima tropical. Mesmo ainda debutante no Brasil, sua grande capacidade de adaptação sem perder características rentáveis inerentes aos taurinos, possibilitou um vertiginoso crescimento da raça em território nacional, que hoje soma mais de 35.000 animais, espalhados por 17 Estados e no Distrito Federal.
Representada pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), o Senepol se firmou, portanto, como raça de grande potencial , a solução para se produzir carne em quantidade e qualidade que a indústria e o mercado consumidor demandam dentro do sistema produtivo tropical.
Para coroar este momento, a ABCBS vai promover, de 1 a 15 de setembro, em Uberlândia (MG), a Convenção Internacional da Raça Senepol. O evento inédito tem como objetivo mostrar para o mundo o trabalho de criação e seleção de Senepol que vem sendo desenvolvido no Brasil. Comitivas de pecuaristas e investidores dos EUA, Porto Rico, Canadá, Venezuela, Colômbia, Equador, Costa Rica, Panamá, Paraguai, Argentina, México, Austrália, entre outros, estarão presentes no evento, que certamente vai entrar para a história da pecuária de corte nacional.
A programação, com renomadas autoridades e lideranças do setor, será focada na discussão de temas fundamentais para a raça Senepol, tais como:
· Evolução da Raça no Brasil e no mundo;
· Programas de melhoramento genético da raça;
· Difusão de conceitos da raça Senepol para contribuição na quantidade e qualidade da carne em nosso país;
· Integrar os produtores nacionais e internacionais e ampliar o conhecimento sobre a raça;
· Divulgar a viabilidade e rentabilidade de se criar a raça Senepol;
· Visão da atividade agropecuária nacional e internacional.
Para debater assuntos esses assuntos, a ABCB Senepol escalou lideranças do setor agropecuário, como o ex-Ministro da Agricultura e atual Coordenador do Centro de Agronegócio da FGV/EESP, Roberto Rodrigues.