31/05/2016 - 18:12
Desenvolvedores de soluções digitais e profissionais de T.I. já podem se inscrever para o 1º. Hackathon da Pecuária, evento que acontece entre os dias 17 e 19 de junho, na sede da Wayra Brasil, aceleradora de startups do Grupo Telefônica (controlador da Vivo), e, simultaneamente, no BeefExpo. O desafio é promovido pela BovControl, empresa que já foi acelerada pela Wayra, e que desenvolveu uma tecnologia que ajuda o pecuarista a obter melhor rendimento de seu rebanho.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.internetdasvacas.org até o dia 13 de junho. As vagas são limitadas. Uma apresentação das premissas do Hackathon será realizada no dia 13, na Wayra, para que os participantes tenham tempo para idealizar as aplicações que pretendem desenvolver durante o desafio propriamente dito.
Segundo Danilo Leão, fundador da BovControl, o objetivo do evento é desenvolver a “Internet das Vacas”, numa alusão à “Internet das Coisas”, que conecta objetos por meio de redes de comunicação e as liga a sistemas que processam informações e proporcionam inteligência ao negócio.
“A ideia é promover a inovação aberta dentro de um segmento que é muito propício a isso, com um vasto campo de atuação, e descobrir talentos que tragam soluções diferenciadas para melhorar a performance da produção de carne, leite ou da genética do gado”, diz o empreendedor.
Os melhores projetos serão premiados com valores em dinheiro e as soluções serão temas de programas na TV. O evento tem curadoria de Danilo Leão, criador do aplicativo BovControl, que coleta dados do gado via smartphone e os envia a uma plataforma, para análise e gestão online das informações recebidas. Mais de 23 mil fazendas já são usuárias da solução da BovControl, sendo que 60% delas estão no Brasil.
Integrante do programa Telefónica Open Future, de inovação aberta e apoio ao empreendedorismo, a Wayra se consolidou como principal aceleradora de startups do país desde sua chegada, em 2012. No período, a academia brasileira já investiu R$ 7,2 milhões em 54 empresas digitais. Fonte: Ascom