Dois mil animais Quarto de Milha levados por competidores de todo o país participaram do 25º Congresso Brasileiro de Conformação e Trabalho, encerrado domingo, 26 de abril, em Avaré (SP). O evento, uma organização da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) teve ao longo de seus oito dias um público médio de 6 mil pessoas/dia. Este foi o primeiro dos três grandes eventos oficiais do ano realizado pela entidade.

Para o Presidente da ABQM, Marcelo Ferreira, que também é competidor das provas de Laço e Apartação, o saldo do Congresso foi extremamente positivo. “Os participantes elogiaram a competitividade nas várias provas, além dos juízes norte-americanos, que ficaram impressionados com a estrutura e organização do evento”.

A modalidade que mais se destacou neste 25º Congresso Brasileiro, foi à qualidade técnica dos conjuntos da modalidade de Três Tambores, que proporcionou marcas expressivas das diversas categorias de provas. Como na Aberta Sênior, realizada na quinta-feira dia 23 de abril, que obteve 184 inscrições e apontou nos cinco primeiros lugares tempos na faixa dos 16’.

Em relação aos leilões, o balanço também agradou à ABQM. Segundo Coordenador de Comunicação, Abdalla Jorge Abib, “os cinco remates apuraram mais de R$ 11,6 milhões com a venda de 211 animais 179 coberturas dos garanhões”.

Entre as novidades do evento, a ABQM destaca o projeto de microchipagem em animais de competição, que segundo Daniel Costardi, Superintendente Técnico da Associação, o procedimento visa aumentar cada vez mais a credibilidade e agilidade no processo de identificação e fiscalização dos animais. “Basta realizar uma resenha e, posteriormente, a aplicação do microchip é simples e rápida e o cavalo já está apto à pratica de esportes”, enfatizou Costardi.

Para atualizar os quartistas presentes no evento, a ABQM convidou o médico veterinário Fernando Rolin, especialista em Horsemanship, que se trata do relacionamento homem x cavalo. Também foi realizado o 3º workshop do cavalo atleta, evento coordenado pelo médico veterinário Fabio Furquim, especialista em casqueamento e ferrageamento.

O Congresso contou também com festival de Food Trucks, as comidas sob rodas, como são conhecidas, ficaram estacionadas durante todo o evento em cinco carros com variados tipos de alimentação, oferecendo uma saborosa opção para os visitantes. Segundo Adriana Moura, responsável pelo Departamento de Marketing da ABQM, a ideia foi aproveitar esta febre dos trucks e entreter os participantes. “O objetivo foi levar esta novidade para os quartistas e para a população de Avaré, além de criar uma oportunidade para experimentar novos sabores de variadas localidades”, enfatizou. Fonte: Ascom.