A Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Campolina – Campolina Marchador define os últimos detalhes da programação da 34ª Semana Nacional do Cavalo Campolina, que ocorre de 8 a 19 de outubro, no Parque Bolivar de Andrade (Parque da Gameleira), em Belo Horizonte, Minas Gerais. Entretanto, a premiação já foi acertada e deve superar os números do ano passado, quando 750 animais participaram do julgamento e cerca de 10 mil pessoas transitaram pelo parque. Dez carros e sete motos, num total de R$ 300 mil, serão distribuídos em prêmios.

Se os criadores elegeram a edição do ano passado como a melhor dos últimos tempos, a deste ano vai surpreender ainda mais. Três leilões imperdíveis colocarão à venda cavalos de elite e também prontos para a monta. Nos finais de tarde, minieventos animarão os visitantes, além da tradicional “Choppada Campolina”, sucesso de público. Para as crianças, brinquedos e atividades recreativas no “Espaço Kids”. Já as mulheres têm encontro marcado no tradicional “Almoço das Criadoras”.

Na pista de julgamento, o esquema será o mesmo no ano passado. Dez jurados se dividem em dois grupos, um para avaliar andamento e outro, morfologia. Maiores e menores pontuações serão desconsideradas, evitando subjetividades, muitas vezes comuns neste segmento. A novidade vem com a decisão da Campolina Marchador em adotar o antidoping em suas exposições nacionais. Criou-se um regulamento com base nas recomendações da Federação Equestre Internacional (FEI), que compreende uma listagem das substâncias capazes de mascarar a performance dos cavalos. Haverá prova funcional e estão confirmadas as tradicionais provas do Coronel, Amazonas e Mirim.

A programação terá ainda uma prova de marcha especial, apenas com mulas Pêca (híbridas do Jumento Pêga em matrizes Campolina), que são lindas e boas de marcha. Essa iniciativa amadurece a parceria firmada com a Associação Brasileira dos Criadores de Jumento Pêga (ABCJPêga), para o registro desses muares.

N-egócios –  Apenas três leilões ocorrerão nesta ano. O primeiro será o Leilão do Haras Chaparral, em 16 de outubro, às 20 horas. No dia seguinte, às 14 horas, será a vez do Leilão do Haras Chiribiribinha. Por fim, o Leilão Raça Campolina Sun Shine, agendado para o dia 18 de outubro, às 14 horas. Campolina, o cavalo completo – Criadores em todo o Brasil trabalham juntos para moldar na raça um produto diferenciado, pensando em mercados cada vez mais exigentes com relação a beleza e a comodidade dos animais. O marco deste reposicionamento de mercado foi a Nacional do ano passado, com a implantação de projetos, alguns pioneiros. A preocupação com a funcionalidade é recorrente dentro da associação, tanto é que foi decisiva na adoção do 50/50 em suas exposições, que começa a valer depois do evento.