O Laticínio Scala, um dos principais produtores de queijos do Brasil, empresa que possui três fábricas, sendo duas em Sacramento e uma em Salitre de Minas (MG), vem há quatro anos incentivando e dando a seus funcionários a oportunidade de voltar a estudar para concluir o Ensino Fundamental e Médio através de um programa chamado EJA – Ensino de Jovens e Adultos. Os ciclos de ensino são bianuais e até o momento cerca de 60 funcionários conseguiram finalizar o ensino regular e sete foram alfabetizados.

De acordo com Hebe Noventa, Supervisora de Desenvolvimento Organizacional do Laticínio Scala, “profissionais que em média estavam longe da escola a mais de 20 anos renovaram sua crença de que, é sim possível, aprender e concluir os estudos, dando um passo de cada vez”.

O programa oferece a essas pessoas, tanto nos modos presenciais como ensino a distância, o acesso ao conteúdo necessário conclusão dos estudos básicos e sua formação continuada.

Todos os semestres há uma reunião dos colaboradores que não concluíram ainda o Ensino Fundamental e Médio com seus gestores imediatos onde a empresa apresenta as propostas de ensino disponíveis nas cidades em que está inserida.

Aqueles que demonstram interesse em cursar o EJA pela modalidade presencial/regular são direcionados para escolas parceiras de Sacramento e acompanham o calendário de cada instituição. Já os que optam pelo ensino à distância são alocados no SESI de Araxá – com o qual o Laticínio Scala também tem parceria – responsável por trabalhar as disciplinas e temas transversais como cidadania, ética, postura no trabalho, saúde do trabalhador, habilidades manuais e comportamentais, etc…

Os funcionários também podem realizar o ENCCEJA -Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – na cidade de Salitre de Minas como forma de concluir seus estudos.  Nesses casos, os colaboradores se inscrevem para o exame e recebem as apostilas com o conteúdo. A partir daí, eles têm seis meses para estudar em casa e fazer a prova.