20/08/2015 - 16:18
O solo é um dos elementos mais importantes para manter a boa qualidade da água, do ar e, em consequência, também a dos alimentos produzidos pela agricultura ou criação de animais. Em função do papel decisivo dos solos e a sua intima relação com a importância das boas práticas e o uso eficiente de fertilizantes, a Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, optou por escolher para o 5º Congresso Brasileiro de Fertilizantes, que será realizado dia 25 deste mês, em São Paulo, no Hotel Renaissance, o tema “Solos e Fertilizantes como Pilares da Segurança Alimentar Global”. Será uma grande oportunidade para o setor fazer uma ampla discussão e refletir sobre o assunto.
O tema definido pela Anda ganha ainda maior relevância por coincidir com a determinação da ONU, que decretou 2015 como o Ano Internacional dos Solos. Realizado anualmente pela Anda, o evento contará com a participação de renomados profissionais ligados à cadeia do agronegócio, que discutirão soluções que permitam, não só promover a recuperação de solos degradados, como também mostrar caminhos para o aumento da produtividade agropecuária nacional de forma sustentável e tendo o elo solo-fertilizantes como um dos principais fatores de competitividade da agropecuária e consequentemente do país.
A solenidade de abertura do evento está marcada para às 9hs e deve contar com as participações do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, deputado Arnaldo Jardim; do presidente da Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Luiz Carlos Corrêa Carvalho; do secretário geral da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), Reinaldo Cantarutti; e do presidente do Conselho de Administração da Anda, George Wagner Bonifácio e Sousa. Também é esperada a presença, na abertura do Congresso, da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu.
Já a programação de debates começa com a palestra “Solos, Fertilizantes e Segurança Alimentar”, que será proferida pelo cientista Paul E. Fixen, vice-presidente sênior do International Plant Nutrition Institute e presidente da American Society of Agronomy. A palestra terá como moderador Reinaldo Cantarutti, secretário geral da SBCS. Na sequência, está programada a palestra “Solos, Fertilizantes e Agrosociedade”, que ficará a cargo de José Luiz Tejon, diretor do Núcleo de Estudos de Agronegócio da ESPM e consultor do Instituto de Estudos da Associação Brasileira do Agronegócio da Abag. Ao final da programação da manhã, a Anda prestará uma homenagem ao engenheiro agrônomo e empresário do setor, Wilson Alves de Araújo.
Na parte da tarde será proferida a palestra “Desafios e Oportunidades para a Agropecuária Brasileira”, que ficará a cargo de André Nassar, secretário de Política Agrícola do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Por fim, ocorrerá a palestra “Perspectivas para a Agropecuária Brasileira para os Próximos 5 anos”, ministrada pelo engenheiro agrônomo Fernando Muraro Junior, analista de mercado da AgRural Commodities Agrícolas. Fonte: Ascom.