Presença recorde do Brasil na Gulfood 2014 mostra crescimento acelerado do mercado árabe para players brasileiros. Até o momento, já confirmaram presença 75 empresas, número 50% maior do que o do último ano

São Paulo, 30 de janeiro de 2014 ­ Demonstrando o aquecimento do mercado árabe de alimentos e bebidas para o Brasil, a Câmara de Comércio Árabe Brasileira vai levar, este ano, 19 das 75 empresas brasileiras que irão para a Gulfood, maior evento de negócios do setor no Oriente Médio e um das mais importantes do mundo, que ocorre de 23 a 27 de fevereiro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU). A edição de 2014 terá pelo menos 50% a mais de players brasileiros em relação à deste ano. A iniciativa é uma parceria com a Apex – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. Em 2013, o volume total de exportações de alimentos do Brasil para os países  do Golfo Arábico foi de mais de US$ 5,3 bilhões, um recorde em relação a anos anteriores.

³A Gulfood oferece excelentes chances de negócios para as companhias do Brasil. Os países árabes valorizam muito os produtos alimentícios e o País é abundante nesse tipo de mercadoria para exportar. Temos inúmeras opções para apresentar ao mercado árabe. Essa é a razão pela qual haverá um grande número de expositores brasileiros na mostra², afirmou Michel Alaby, diretor geral da Câmara Árabe.

A maior parte dos expositores ficará no pavilhão brasileiro organizado pela Apex e Câmara Árabe. O espaço este ano será maior para acomodar mais empresas, terá 725 metros quadrados e um mezanino de 312 metros quadrados. Em 2013, foram quase 50 os expositores do Brasil.

No início de dezembro passado, representantes de organizações setoriais participaram de um encontro com representantes da Apex, na sede da Câmara Árabe, em São Paulo, para discutir a organização do pavilhão brasileiro no evento e as estratégias de relacionamento com clientes que deverão ser adotadas durante a Gulfood. O mezanino do estande brasileiro  everá ter uma cozinha para preparação de receitas típicas servidas no café da manhã e no almoço dos brasileiros. (Não está confirmado o que ocorrerá no mezanino)

Além de Apex e Câmara Árabe, participaram da reunião representantes da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Associação Nacional das Indústrias de Biscoitos (ANIB) e a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) por meio do projeto Brazilian Rice.

Na edição de 2013, já nos primeiros dias do evento, empresas brasileiras fecharam significativo volume de negócios com importadores visitantes. Foi o caso das empresas Ruette Spices, Agro Food e de frigoríficos.  De Campinas, interior de São Paulo, a Ruette exporta pimenta do reino produzida no Espírito Santo e no Pará. Segundo a gerente de exportação, Cristina Guerreiro, a companhia recebeu encomendas de cerca de 300 toneladas nos três primeiros dias da mostra.

Com mais de 4,2 mil expositores e quase 80 mil compradores, a participação na Gulfood é recomendada para as empresas que procuram exportar para o Oriente Médio, África e Sul da Ásia. Como hub para essas regiões, os EAU importarão um total estimado de mais de US$ 5,5 milhões em 2015. A maioria desse comércio é feita por Dubai. Este ano, visitarão a feira chefes de Estado de mais de 21 países do mundo. Eles irão anunciar inúmeros acordos bilaterais de comércio. Fonte: Câmara de Comércio Árabe-Brasileira