Proprietários de alambiques fluminenses colocarão suas cachaças à prova entre os dias 6 e 8 de junho durante a realização da 15ª edição do Concours Mondial Spirits Selection 2014, uma das competições de bebidas mais respeitadas do mundo, com a chancela do Concurso Mundial de Bruxelas. Pela primeira vez, o evento será na América Latina, mais precisamente no Resort Costão do Santinho, em Santa Catarina.

Dos 720 produtos destilados vindos de todo o mundo, 220 são brasileiros e, destes, 197 são cachaças. Uísques, tequilas, conhaques, grapas, piscos, entre outras bebidas, disputarão a preferência de 55 juízes e medalhas nas categorias: Dupla de Ouro, Ouro e Prata. O Rio de Janeiro será representado por pelo menos 11 rótulos elaborados por pequenos produtores que receberam apoio do Sebrae para participar do certame.

“O Sebrae dá suporte a esses empreendimentos principalmente para melhorar a gestão dos negócios e a qualificação dos produtos. Possibilitar a participação de produtores em eventos e concursos  ambém faz parte da nossa estratégia para aumentar a competitividade desses negócios”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, acrescentando que dos cerca de 15 mil negócios que compõem esse segmento, 85% são micro e pequenos empreendimentos.

A parceria entre o Sebrae e os produtores de cachaças artesanais fluminenses já dura 17 anos. Em 2007, com apoio da instituição, sete empresários de Paraty conquistaram a primeira Indicação Geográfica de Procedência para a cachaça no Brasil. O selo certifica a origem e características típicas dos produtos desses alambiques e abre mercado para eles. A certificação também encoraja os empreendedores a participarem do concurso internacional.

Lúcio Gama Filho é dono da Cachaça Pedra Branca, que chegou aos 20 mil litros em 2013, e é um dos empresários que estarão no Spirits Selection 2014. “Vou participar pela primeira vez e a minha expectativa é que as cachaças sejam avaliadas por profissionais criteriosos. Se vier uma medalha, servirá para agregar mais valor ao nosso produto”, afirma ele, que inscreveu duas amostras.

Para o também produtor de Paraty, Eduardo Mello, a participação no concurso é uma oportunidade de testar a qualidade de suas cachaças e de corrigir algo que pode não estar dando certo. “Minha expectativa é que as cachaças do Rio saiam vencedoras, afinal, sempre somos citados em rankings e recebemos críticas positivas da imprensa e de jurados”, avalia o produtor. Ele acrescenta que o fato de possuírem a Indicação Geográfica também fortalece a esperança de medalhas. Certificação do Inmetro

O Rio de Janeiro também participa do Projeto de Certificação, que visa à obtenção de um selo de conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Essa iniciativa, realizada desde 2011 pelo Sebrae, envolve 15 empresas, sendo que sete delas já atingiram esse objetivo. A documentação do Inmetro reconhece formalmente que o produtor atende às exigências ligadas à saúde, segurança, meio ambiente e responsabilidade social.

A Cachaça da Quinta é uma das empresas que já conseguiu o selo do Inmetro. “Nosso foco é a qualidade. As certificações e prêmios simbolizam o esforço de todos os produtores”, afirma a empresária Kátia Espírito Santo, que também preside a Associação de Produtores de Cachaças do Estado do Rio de Janeiro (Apacerj – Cachaças do Rio).

Graças a essa certificação, ela se sentiu segura para enviar seus produtos ao Concours Mondial Spirits Selection 2013, no qual alcançou a Gran Gold Medal, a maior premiação do certame. O rótulo concorreu com outros 514 produtos, incluindo conhaques e uísques, e foi a primeira cachaça a conquistar essa medalha.

A premiação trouxe um aumento de 20% no faturamento. Por isso, a empresária vai colocar novamente seus produtos à prova, afinal, ela quer conquistar novos mercados, além do americano e o de Taiwan, para os quais já exporta atualmente.

Os asiáticos também estão na mira do empresário Eli Werneck, que produz rótulos com seu sobrenome no município de Rio das Flores (RJ) e já vende para a China. Ele levará uma amostra para o Spirits Selection 2014 e espera conquistar uma boa pontuação para agregar mais valor a seu produto. “Temos uma produção de 16 mil litros ao ano e o que queremos é vender para mercados que deem importância para a qualidade e não para a quantidade”, diz o produtor, que concorre com uma bebida repousada em carvalho por dois anos.

O Concours Mondial Spirits Selection 2014 é realizado no Brasil pela Market Press Evento, com apoio do Sebrae, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac).