No último sábado (27/12), a bateria Leite Tropical da ABS Pecplan perdeu um dos líderes de venda da raça gir leiteiro: Castelo de Kubera. O animal, que morreu aos 13 anos,  deixa um legado importante para a pecuária leiteira nacional. “É uma perda grande para raça pela qualidade de suas progênies”, afirma Fernando Rosa, gerente de produto Leite Tropical da ABS Pecplan.
Com PTAL de 530,6kg (ABCZ/Unesp), Castelo é pai de matriarcas como Calha Boa Fé, com lactação de 18.862kg; Bixia (17.025 kg) e Duda Kubera (10.353 kg). Ainda segundo Fernando Rosa, as filhas do touro são conhecidas pela qualidade do úbere, facilidade de locomoção e bom temperamento.”Características diretamente econômicas”, garante.

Castelo foi adquirido em 2001, ainda bezerro, pela ABS Pecplan, sendo toda sua vida produtiva dentro da Central em Uberaba (MG). Apenas poucas doses de sêmen sexado ainda estão disponíveis no mercado, já o estoque convencional é um pouco maior. Por enquanto, as vendas acontecem sem alteração de preços. Os pedidos podem ser feitos diretamente aos representantes regionais.