09/03/2015 - 12:29
A empresa Yara lança, durante a Expodireto Cotrijal 2015, que acontece de 9 a 13 de março em Não-Me-Toque (RS), um conceito inovador de nutrição para a cultura da soja: Absoluto. O produto chega para desafiar os atuais limites de produtividade das lavouras gaúchas ao oferecer ainda mais produtividade, eficiência operacional e segurança na lavoura. A empresa também fará o lançamento do Programa Nutricional Nutri Pasto e traz, pela primeira vez à feira, o aplicativo CheckIT.
Absoluto traz, no mesmo grânulo, nitrogênio, potássio, cálcio e micronutrientes, além de alta concentração de enxofre e fósforo solúveis. Segundo Maicon Cossa, diretor Comercial da Yara, o enxofre na forma solúvel é mais eficaz pois está prontamente disponível à planta, aumentando assim a produtividade da cultura. “Na posição de líder mundial no segmento de fertilizantes, a Yara está focada em proporcionar ao produtor as melhores e mais eficientes soluções para sua lavoura, ajudando os agricultores a aumentar sua produtividade de maneira sustentável”, afirma.
Para o executivo, apesar dos sojicultores gaúchos terem posição de destaque na produtividade da cultura no Brasil, a Yara acredita que ainda há espaço para ampliar o potencial produtivo das novas variedades. “Grande parte desse incremento vem de um melhor manejo e eficiência nutricional de nossas lavouras, que pode ser alcançado com a utilização de produtos inovadores e de alta tecnologia, como o ABSOLUTO”, explica.
Outra novidade da Yara na Expodireto Cotrijal é o lançamento do Programa Nutricional Nutri Pasto. Voltado a pastagens, Nutri Pasto combina as linhas YaraMila, que traz nitrogênio, fósforo e potássio (NPK) no mesmo grânulo, e YaraBela, nitrogenados na forma nítrica e amoniacal. “O programa proporciona mais produção de massa seca e uma forragem de alta qualidade, o que permite uma maior taxa de lotação animal, resultando em um aumento de produtividade do sistema”, afirma Cíntia Neves, especialista agronômica da Yara.
A especialista destaca, ainda, que o programa tem enfoque maior para os produtores de leite, já que o gado leiteiro tem maior exigência nutricional que o gado de corte, porém o Nutri Pasto é recomendando para ambas as atividades. Os índices produtivos dependem não somente da raça ou genética do animal, mas também da utilização de espécies forrageiras de maior potencial produtivo e de melhor qualidade. O desempenho animal (raça do animal e qualidade da dieta) representa 20% da rentabilidade da atividade pecuária, enquanto a taxa de lotação (quantidade de área alocada para cada animal), a produção de forragem, a fertilidade do solo e o manejo adequado da pastagem representam juntos 80% da rentabilidade.
Além dos lançamentos do produto Absoluto e do Programa Nutricional Nutri Pasto, a empresa também exibe seu portfólio completo para milho e trigo, com fertilizantes voltados a todos os perfis de lavouras e produtores e que garantem uma melhor produtividade. Os visitantes poderão contar com o apoio do time da Yara, que estará à disposição no estande para esclarecer dúvidas dos produtores.
INTERATIVIDADE A empresa também destaca a apresentação, pela primeira vez na Expodireto, do CheckIT, aplicativo para smartphones e tablets que possibilita aos produtores detectarem as deficiências nutricionais de sua lavoura, entender o motivo pelo qual acontecem e receber recomendações da adubação e nutrição adequada no seu plantio, bem como dicas de qual produto do portfólio da Yara se encaixa melhor às necessidades de sua propriedade. O CheckIT já conta com atualizações para as culturas de soja, milho, algodão, cereais, girassol, citros, batata, tomate, cenoura, alface, espinafre e couve-flor. Para baixar o aplicativo, basta acessar a Play Store (Android), a App Store (iOS) ou o Windows Store (Windows Phone) e procurar por “CheckIT”.
O estande terá, ainda, um espaço exclusivo para a Yara Experience, onde os visitantes poderão conhecer de forma lúdica e muito interessante as soluções em nutrição da empresa. Para isso, foi montado um túnel interativo que terá projeções mapeadas mostrando todas as fases dos programas nutricionais para as culturas de soja, milho e trigo. As imagens vão ilustrar a aplicação de fertilizantes e seus resultados na lavoura. Outra novidade do estande é o espaço para os painéis interativos, que trazem um panorama sobre todas as operações da Yara no Rio Grande do Sul, estado onde a empresa conta com quatro unidades misturadoras, localizadas em Porto Alegre, Canoas, Cruz Alta e Rio Grande, além de píer próprio e duas fábricas para produção de fosfatados e NPK em Rio Grande. A empresa também mantém, na capital gaúcha, sua sede no Brasil. Nestes painéis, o visitante poderá ver todo o processo logístico de fabricação e transporte de fertilizantes da Yara – que utiliza os modais hidroviário, ferroviário e rodoviário.