Com o objetivo de reforçar a imagem do Brasil como um dos locais de criação de um dos melhores cavalos de sela do mundo, a Agro Maripá participará da Equitana – Equestrian Sports World Fair 2015, a maior feira equestre mundial, dentro do stand da Apex-Brasil, onde os visitantes poderão conhecer mais sobre a raça Mangalarga Marchador. Marcada para o período de 14 a 22 de março de 2015, em Essen, Alemanha, a Equitana contará com mais de 800 expositores, concentrados em uma área de 90 mil m2, com 17 salas de exposições, nas quais os visitantes terão acesso às principais inovações que chegarão ao setor.

Localizada em Jaguariúna, no interior de São Paulo, a Agro Maripá, é de propriedade de Marcelo Baptista de Oliveira, que há mais de 30 anos é criador da raça Mangalarga Marchador, desenvolvendo animais extremamente dóceis e ótimos para cavalgadas. “Nossa raça vem chamando muito a atenção de criadores do mundo inteiro. Uma de suas características é aliar docilidade e mansidão à coragem e valentia, ou seja, o melhor dos dois mundos” destaca Oliveira.  Além dessas qualidades, os critérios de seleção da Equitana incluem beleza, caráter impecável, rusticidade, facilidade de montar que permite marcha confortável, agilidade com “senso de pasto”, talento para adestramento (dressage), resistência e grande versatilidade.

A Agro Maripá tem o apoio da Apex-Brasil que promove a exportação de produtos e serviços brasileiros e atrai investimentos estrangeiros para o país. “ O apoio da Apex tem sido fundamental para viabilizar a participação de produtores e empresas brasileiras em eventos internacionais, como a Equitana, para divulgar produtos e serviços, além de atingir formadores de opinião globais”, diz Marcelo Baptista de Oliveira.

Graças ao Projeto Setorial Brazilian Saddle Horse (BSH), nos últimos dois anos, a Agro Maripá participou de sete eventos divulgando o Mangalarga Marchador do Haras, somente na Alemanha, um dos principais mercados para a raça por causa de sua longa tradição equestre. Cerca de 250 brasileiros já garantiram sua presença na Equitana 2015, que é realizada a cada dois anos. A ABCCMM participou da feira pela primeira vez em 2009, data em que foi criada a Associação Europeia do Cavalo Mangalarga Marchador.

“A Equitana é um evento maravilhoso, mundialmente conhecido, e um momento muito importante para a participação da nossa raça”, completa Marcelo Baptista de Oliveira, empolgado com as perspectivas abertas pela feira alemã para mostrar todo o potencial do cavalo brasileiro.

Em 2011, a participação brasileira foi fruto do Projeto Vitrine do Mangalarga Marchador na Europa, que visa divulgar a raça em países europeus. E, em 2013, já foi como ação do Projeto BSH, quando a raça estreou no Hop Top Show, de grande visibilidade. Em sua última edição, a Equitana, com 850 expositores, recebeu 201 mil visitantes.