19/03/2015 - 18:33
A comemoração do Dia Mundial da Água, no dia 22 de março, terá um significado especial para a BRF. A busca constante por uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos resultou em uma queda de 600 milhões de litros de água nas unidades de Uberlândia, Rio Verde, Toledo e Francisco Beltrão em 2014.
O resultado é fruto de um aprimoramento constante dos esforços para cumprir com exigências, normas e políticas internas e externas relacionadas à gestão ambiental. No total, cerca de R$ 210 milhões foram investidos em pesquisa, projetos e operação dos sistemas de controle ambiental no ano passado. Entre os projetos de gestão consciente de água estão a captação de água da chuva, a conscientização sobre o uso responsável do recurso e melhorias de eficiência na produção industrial. Para se ter uma ideia, o índice de captação de água das chuvas cresceu mais de 40% em 2014, ultrapassando os 92 mil metros cúbicos.
No caso do uso de águas superficiais, o consumo caiu mais de 6% no ano passado. Já o uso de fontes subterrâneas registrou queda de 15% e o volume oriundo de abastecimento público recuou 27%. Por meio dessas melhorias, a BRF reduziu o consumo específico (relativo à produção) de água nas plantas industriais em 4,2%. Desde 2009, a empresa implanta projetos com foco nos processos produtivos, combinados ao aumento de eficiência ambiental em suas fábricas.