14/04/2015 - 17:51
Desde o começo do ano os produtos Ferrero são produzidos unicamente com óleo de palma 100% certificado, sustentável e segregado segundo a cadeia de abastecimento da RSPO (Mesa Redonda de Óleo de Palma Sustentável). A empresa alcançou a meta um ano antes da data originalmente prevista.
Mas a responsabilidade da Ferrero não para na certificação: compromisso da empresa continua por meio de sua Carta de Óleo de Palma, lançada em 2013 para tratar das principais causas do desmatamento e criar um equilíbrio entre preservação ambiental, necessidades da comunidade e benefício e viabilidade econômica.
A Ferrero é, desde 2005, um membro ativo da RSPO, organização internacional que busca transformar o uso do óleo de palma sustentável em uma prática normal. A Ferrero decidiu, desde o início, adquirir o óleo de palma certificado e segregado segundo a RSPO diretamente da fonte: é a segregação que oferece a ferramenta para manter o óleo de palma sustentável fisicamente separado do óleo de palma não sustentável e para rastreá-lo desde as plantações sustentáveis certificadas até a linha de produção. Para isso, a Ferrero ativou um plano de implementação robusto, disponível ao público e com prazos definidos, trabalhando intensamente com seus fornecedores dentro de uma política global e responsável para a compra de óleo de palma.
Atualmente, todas as plantas da Ferrero que utilizam o óleo do fruto da palma possuem a Certificação RSPO de Segregação. Esses esforços pioneiros e rigorosos permitiram que o Grupo Ferrero alcançasse sua meta de usar 100% de óleo de palma certificado e segregado em seus produtos.
“Ao alcançar a meta de 100% de óleo de palma segregado, certificado e sustentável segundo o contexto da Mesa Redonda de Óleo de Palma Sustentável, a Ferrero demonstrou que está lidando com o desmatamento tropical de forma verossímil”, disse Richard Holland, Diretor da Iniciativa de Transformação do Mercado da WWF.
A Ferrero está muito feliz com essa conquista, mas a responsabilidade não para na certificação: em novembro de 2013, o Grupo anunciou uma parceria estratégica com a organização sem fins lucrativos TFT (antiga The Forest Trust), lançando a Carta de Óleo de Palma Ferrero. A Carta possui 10 critérios específicos, levados aos nossos fornecedores para implantação nas plantações que abastecem a Ferrero. A atual jornada da Carta da Ferrero envolve colaboração e transparência: as atividades no campo são realizadas pelas equipes da TFT, os fornecedores são totalmente engajados por meio de diálogo construtivo e planos de ação com prazos definidos, e os consumidores são mantidos informados por meio de relatórios disponibilizados ao público a cada seis meses.
Além dessa estratégia específica para o óleo de palma, a Ferrero mantém seu compromisso de inserir responsabilidade social – com perseverança, paixão e paciência – em todas as atividades cotidianas, prosperando constantemente para poder afirmar seus valores singulares no futuro. Fonte: Ascom