16/04/2015 - 12:09
A projeção é de redução do PIB brasileiro para 2015 e há outros indicadores negativos para o ano. Neste cenário, que decisões estratégicas os líderes empresariais devem tomar para superar as dificuldades do mercado o mais rapidamente possível? Devem cortar custos ou investir para as organizações saírem mais fortalecidas dessa tempestade? E quanto à força de trabalho: reforçam a equipe, reduzem ao mínimo necessário, apostam em treinamentos? Investem em marketing e comunicação? Pensam em inovação ou focam no curto prazo? Expandem ou reduzem as linhas de produtos? O que os consumidores esperam das empresas? Afinal, quanto tempo vai demorar para o Brasil retomar o caminho do crescimento econômico?
Estas e outras questões vitais para a própria sobrevivência das empresas representam o ponto central do Fórum Leader Thinking, programado para os dias 13 e 14 de maio, em São Paulo. “As demandas e as expectativas que recaem sobre um líder no Brasil nunca foram tão altas. O líder deve entender o cenário atual, antecipar tendências, desenvolver e executar estratégias vencedoras e criar uma organização capaz de entregar resultados excepcionais. Não há margem para erros. Numa conjunção tão desfavorável de fatores como a que enfrentaremos em 2015, essa tarefa se torna ainda mais árdua”, ressalta Paulo Cesar Rovai, sócio-diretor da TrendQuest, presidente do Comitê de Marketing e curador de comitês da ExGV – Associação dos Ex-Alunos da Fundação Getúlio Vargas e um dos organizadores do Fórum Leader Thinking.
A programação do Fórum Leader Thinking tem como base os resultados de pesquisa exclusiva com mais de 300 executivos, entre Presidente e Gestores de Marketing e de Recursos Humanos de grandes empresas. As entrevistas foram realizadas entre março e abril deste ano e a grande maioria da amostra é composta por empresas com faturamento superior a 1 bilhão de reais/ano. Otávio Freire, diretor da Ilumeo e professor de marketing da USP, também organizador do Fórum, destaca que o levantamento identifica muitas dúvidas dos gestores (Presidentes, Diretores de Marketing e Diretores de Recursos Humanos, principalmente) sobre os caminhos a seguir no comando de suas empresas. A pesquisa ouviu líderes dos mais importantes segmentos, como tecnologia, alimentação, saúde, educação, automotiva, química, indústria pesada, varejo, construção e engenharia. “Em regra, estão todos muito preocupados com o cenário macroeconômico”, informa Freire.
O Fórum Leader Thinking será realizado em dois dias. No dia 13 de maio, o foco é o Marketing. No dia 14 de maio, a análise é sob a ótima da área de Recursos Humanos. Estão programados painéis sobre:
. Cenário Atual e as Grandes Apostas
. Como Transformar Incertezas em Oportunidades
. Fatores de Sucesso
Além de Paulo Cesar Rovai e Otávio Freire, o Fórum contará com outros parceiros do Leader Thinking, como Silvio Celestino, sócio-diretor da Alliance Coaching; a consultora e coach Paula Caetano; e Valéria Brandini, cientista social e especialista em antropologia do consumo.
Entre os palestrantes e painelistas convidados estão Osvaldo Oliveira (Diretor Geral do LinkedIn para América Latina), André Freire (Presidente da Odgers Berndtson), Claudio Oporto (Ex-Presidente da L´Occitane do Brasil e da Eudora – Grupo O Boticário), Marcelo Coutinho (Professor de Estratégia e Comunicação na Fundação Getúlio Vargas – FGV) e Nara Luiza Almeida (Gerente de Publicações da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).
As inscrições para o Fórum Leader Thinking estão abertas e podem ser feitas pelo site: www.leaderthinking.com.br