28/04/2015 - 10:31
“Você já se colocou no lugar do seu boi?”. É este o convite a quem quiser percorrer o “Caminho do Boi” na Agrishow, iniciativa que reúne todos os elos da cadeia produtiva da carne bovina para mostrar como a integração, o respeito ao bem-estar animal e a aplicação de tecnologias se refletem na qualidade da carne que chega à mesa do consumidor. É a primeira vez que o projeto é realizado na Agrishow e conta com o apoio da BTS Informa, realizadora da feira.
De forma didática e interativa, os visitantes da feira podem simular o caminho realizado pelo boi de corte, desde a fazenda até a mesa do consumidor, passando por importantes etapas do processo, como nutrição, curral de manejo, controle e gestão, sanidade, transporte e frigorífico. O convite do projeto é para que pecuaristas, vaqueiros, técnicos e outros profissionais da cadeia da carne se coloquem no lugar do boi para enxergar o processo de um ponto de vista diferente.
O objetivo do “Caminho do Boi” é apresentar, na prática, a importância da integração dos elos da cadeia da carne e chamar a atenção do pecuarista para os impactos da produção na qualidade do produto que entrega ao frigorífico e, consequentemente, ao consumidor, o que se reflete diretamente na rentabilidade do seu negócio. O projeto foi inspirado nos estudos da professora e pesquisadora Temple Grandin, da Universidade do Estado do Colorado (EUA), uma das maiores referências em bem-estar animal do mundo e tem a curadoria técnica de conteúdo do Prof. Mateus Paranhos, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal – ETCO, da Unesp (Jaboticabal/SP).
O “Caminho do Boi” na Agrishow é um projeto da Beckhauser, empresa que oferece soluções em contenção e controle para manejo racional e produtivo do gado, com realização da Verum Eventos, que promove o Circuito ExpoCorte, evento itinerante que percorre alguns dos principais polos de produção pecuária no Brasil para levar informação e tecnologia aos produtores. A primeira edição do Caminho do Boi foi montada na Feicorte 2011, em São Paulo.
Novidades tecnológicas
Cada etapa do trajeto traz dados e informações para instigar a reflexão dos visitantes, além de novidades tecnológicas focadas no aumento da produtividade apresentadas pelos parceiros do projeto. Algumas dessas novidades serão apresentadas em primeira mão na Agrishow, tais como:
– Vagão forrageiro – primeiro distribuidor de ração a pasto no mundo exclusivo para alimentar gado a pasto ou em sistema de semiconfinamento (Casale)
– Curral móvel focado para projetos de ILPF, tronco de contenção automatizado e nova balança com energia solar (Beckhauser)
– Sistema de gestão que integra dados da fazenda (MultiBovinos)
– Carreta de dois andares com elevador desenvolvida para atender a demanda de fluxo e aproveitamento de carga, porém respeitando os princípios do bem-estar animal (Vilaços)
– Animação para apresentar conceito do Boi 7.7.7 – animais com 7@ na desmama, 7@ na recria, 7@ na engorda e terminação e abate com 21@ aos 24 meses (Philbro)
– Simulação da castração por diversos métodos (Zoetis) – Fonte: Ascom