Um dos mais aguardados pregões do País, o Leilão Touros Terra Boa, já tem data marcada: vai ocorrer no dia 5 de julho, às 14h, na sede da fazenda, em Guararapes (SP). Neste ano, a oitava edição do evento celebra os 50 anos de atuação da marca. Respeitado por seu cuidado na seleção da raça Nelore e aplicação de métodos de vanguarda para a gestão de seu criatório, José Luiz Niemeyer irá apresentar o melhor de seu rebanho. Foram selecionados para o pregão, e serão comercializados, 100 touros Nelore PO da Terra e convidados, 20 novilhas Nelore PO e 45 reprodutores Brangus registrados. O remate será realizado pela Central Leilões e transmitido pelo Canal Rural.

Todos os animais da Terra Boa possuem avaliação genética. Inclusive, o pregão é um dos únicos que faz parte do calendário oficial de leilões da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) e da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), garantia de confiabilidade das avaliações e da raça.

Niemeyer se tornou conhecido no meio agropecuário por adotar novas tecnologias no processo de seleção sem deixar de lado os clássicos padrões, como a técnica da avaliação visual. “Além de obter excelente desempenho nas avaliações, nossos animais se destacam pela beleza racial. Prezo muito por isso”.

A produção da fazenda é reconhecida por quem vive e atua na evolução da raça no Brasil, como o professor Raysildo Lôbo, presidente da ANCP. “Grande criador e entusiasta da raça Nelore, Niemeyer realizou um excelente trabalho com suas ideias inovadoras sobre seleção e sua preocupação constante com o meio ambiente. Seus animais, além da qualidade genética que observamos nas avaliações da ANCP, também possuem a beleza racial imponente da raça Nelore”, ressalta Lôbo. A Fazenda Terra Boa ingressou no Programa Nelore Brasil, da ANCP, em 1992.

50 anos

Desde 1965 a Terra Boa promove a seleção de animais da raça Nelore. A melhoria contínua nos processos produtivos e a evolução genética de seu rebanho sempre foi o foco da criação Terra Boa, porém sem deixar de lado a preocupação com o biotipo animal e as características raciais, importantes para a preservação da raça Nelore.

Este ano, a fazenda completa 50 anos dedicados à seleção da raça Nelore. Foi a primeira empresa pecuária do Brasil a receber a certificação ISO 14001, declaração ambiental de abrangência mundial.

Nos últimos anos o progresso genético obtido pela Terra Boa no Programa Nelore Brasil é destacável, podendo destacar características importantes como habilidade maternal, crescimento pré e pós-desmame e reprodutivas, além do índice MGT.

Pioneira nas certificações Global G fornecidas pela ANCP, recebeu em abril de 2010 seu primeiro selo: a certificação Global G1 – Qualidade da Informação, e logo em seguida conquistou as certificações Global G2 – Melhoramento Genético e Global G3 – Sustentabilidade Genética.