Mais de 4 mil pessoas percorreram o “Caminho do Boi”, projeto que proporcionou aos visitantes da 22ª Agrishow, que ocorreu de 27 de abril e 1º de maio em Ribeirão Preto (SP), visualizar a cadeia produtiva da carne bovina sob uma ótica diferente. O público foi convidado a colocar-se no lugar do animal e refletir sobre aspectos como a importância da integração da cadeia produtiva, resultados da aplicação de tecnologia e bem-estar animal na rentabilidade do negócio e na qualidade da carne que chega à mesa do consumidor.

De forma interativa e didática, os visitantes puderam acompanhar o trajeto realizado pelo boi de corte desde a fazenda, passando por importantes etapas do processo, como nutrição, curral de manejo, controle e gestão, sanidade, identificação eletrônica, transporte e frigorífico. Cada uma dessas etapas trazia dados e informações para instigar a reflexão dos visitantes, além de novidades tecnológicas focadas no aumento da produtividade apresentadas pelos parceiros do projeto. A iniciativa, promovida pela primeira vez na Agrishow, foi uma das principais atrações da feira.

Algumas visitas ilustres percorrem o Caminho do Boi, como a Embaixadora dos EUA no Brasil, Liliana Ayalde; o Vice-governador de São Paulo, Marcio França; o Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim; o Presidente da Sociedade Rural Brasileira, Gustavo Junqueira, além de vários presidentes de associações e sindicatos rurais.

“Achei esta uma excelente ideia, pois mostra para os produtores maneiras de reduzir custos de produção e melhorar a qualidade da carne. A qualidade da carne brasileira é excelente e as tratativas para que o Brasil exporte para o mercado americano estão avançando”, declarou a Embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, após percorrer o Caminho.

“O objetivo do projeto foi apresentar a estreita ligação entre a agricultura e a pecuária. Ambas são hoje atividades baseadas em alta tecnologia, performance, produtividade e principalmente gestão de capital de giro. O ‘Caminho do Boi’ foi muito bem sucedido em apresentar ao agricultor como a pecuária pode ser uma excelente opção de investimento, possibilitando a ele melhorar a gestão financeira de seu negócio. Com base nesse sucesso expandiremos essa iniciativa nacionalmente”, afirma o presidente da Sociedade Rural Brasileira, Gustavo Diniz Junqueira, que apoiou o Caminho do Boi.

“O sucesso do Caminho do Boi na Agrishow se deve ao empenho de todos os parceiros que acreditaram na ideia e se dispuseram a levar o recado da pecuária rentável e de qualidade para o público do maior evento de agronegócios do país”, destaca Mariana Soletti Beckheuser, vice-presidente executiva da Beckhauser, empresa que idealizou o projeto. “A repercussão foi tão positiva que recebemos diversos convites para levar a iniciativa a outros eventos do setor por todo o Brasil. Isso demonstra que há espaço para projetos que mostrem a importância da integração da cadeia e que aproximem ainda mais o consumidor de quem produz a carne”, completa Carla Tuccilio, diretora da Verum Eventos, empresa que organizou o Caminho do Boi na Agrishow. Fonte: Ascom