O Dia das Mães representa a principal oportunidade comercial para o setor de flores. A expectativa é que a celebração aqueça esse mercado em 2015. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) , itens mais caros, como bens duráveis, devem ficar em segundo plano na hora da compra.

Para o consultor do Sindicato do Comércio Varejista de Flores e Plantas Ornamentais do Estado de São Paulo (SindiFlores), Hélio Junqueira, a data merece grande atenção. “As vendas nesse período costumam ser até quatro vezes superiores à média das demais semanas do ano. Desde o produtor, o comerciante atacadista distribuidor e importador, até o fabricante de acessórios e o florista, todos estão empenhados em obter a melhor performance comercial possível”, diz.

No entanto, o estudo do SindiFlores também indica que as empresas do ramo estão menos otimistas em comparação ao ano passado. “Essa situação é resultado da menor confiança do consumidor diante da crise econômica do país, com condições de restrições ao crédito, aumento das taxas de juros e dos índices de desocupação e desemprego, além da sensível valorização do dólar, que implica nos preços finais dos produtos importados”, afirma o representante sindical.

Junqueira ainda lembra que as flores mais procuradas ainda são as rosas, mas outras espécies como lírios, orquídeas, tulipas, violetas e antúrios também começam a ganhar espaço. “A rosa é o tipo de flor mais vendida na ocasião. As importadas – da Colômbia ou do Equador -, ocuparão parcelas significativas no abastecimento das floriculturas e plantas ornamentais, em todo o Brasil. As de cor vermelha, especialmente, representarão para 19% das empresas do segmento, de 50 até 100% do total de vendas neste Dia das Mães”, conclui.

A pesquisa indica que o tíquete médio dos gastos com flores para o Dia das Mães de 2015 será de aproximadamente R$ 75.

O Dia das Mães surgiu em 1914 nos Estados Unidos. No Brasil, a data entrou no calendário oficial em 1932, durante o governo de Getúlio Vargas.  Comemorada no segundo domingo de maio – neste ano será no dia 10 de maio. Fonte: Ascom.