Projeto elaborado pela Unesp e pela Universidade de Swansea, no Reino Unido, foi um dos cinco vencedores de uma chamada para realização de workshops de pesquisa promovida pelo Newton Fund. A proposta da universidade envolve identificar problemas chave da ineficiência e qualidade da produção bovina que podem ser melhorados com o uso de novas tecnologias.

O Newton Fund foi criado em 2014 pelo governo britânico e visa fomentar a pesquisa e a inovação em países emergentes. No Brasil, o fundo investirá mais de R$ 100 milhões até 2017. A proposta desta chamada para workshops é reunir jovens e talentosos pesquisadores e dessa forma incentivar a formação de parcerias acadêmicas e de pesquisa entre brasileiros e britânicos.

O projeto elaborado entre brasileiros e britânicos destacou que no Brasil existem cerca de quatro milhões de fazendas geridas de forma familiar e que este pequeno produtor responde por aproximadamente 70% da produção alimentar do país e contabilizam três quartos dos empregos rurais.

O workshop pretende levantar as principais dificuldades enfrentadas por estes produtores e avaliar de que forma o Sequenciamento de Nova Geração e as ferramentas de bioinformática podem colaborar para resolver essas questões especialmente na produção do gado. Intitulado Next Generation Sequencing applications to improve livestock welfare, food security and socioeconomic stability in Brazil, o evento será aberto apenas a jovens doutores brasileiros e britânicos que poderão ampliar seu conhecimento sobre essas novas tecnologias.

“A produção de leite e de carne a partir do gado é parte significativa da solução para a segurança alimentar global. Existe um esforço para aumentar esta produção de proteínas, mas ao mesmo tempo que cresce a produção, a taxa de infertilidade também aumenta”, explica a doutoranda Luísa Carneiro, da Unesp campus Jaboticabal, que está colaborando para a organização do evento. Luísa passou um ano do doutorado na Universidade de Swansea, onde estabeleceu o contato entre as duas instituições para apresentar a proposta da chamada.

Os coordenadores do eventos são os professores James Cronin (Universidade de Swansea) e Vera Fernanda Martins Hossepian de Lima (Unesp Jaboticabal). O evento também tem como mentores os pesquisadores Martin Sheldon e Sam Sheppard, da instituição britânica, e Lucia Galvão Alburquerque e José Fernando Garcia, ambos da Unesp. O evento acontecerá na primeira quinzena de outubro e o local ainda será definido. Fonte: Ascom.