As bezerras recém-nascidas precisam de um grande volume de colostro de qualidade logo após o parto, sendo fator essencial para desenvolver a chamada imunidade passiva para proteção durante as primeiras semanas de vida. Sobre o tema, a linha Sprayfo de sucedâneos lácteos para alimentação de bezerras, comercializada pela Trouw Nutrition Brasil, promoveu uma palestra em 18 de junho, durante o workshop da 6ª Via Tecnológica do Leite, em Francisco Beltrão (PR), que reuniu 35 profissionais da pecuária leiteira da região, entre produtores, zootecnistas, agrônomos e médicos veterinários.

Com a temática “Colostro: a pedra fundamental da criação da bezerra de sucesso”, a atividade foi conduzida pela “Dra. Sprayfo” América Latina, Danai Denis Bücher Bernales, médica veterinária PhD em Ciências Veterinárias pela Universidad Austral de Chile, com especialização em manejo integral de cria e recria de bezerras.

“O grau de imunidade é determinado verificando a IgG (imunoglobulina tipo G) no sangue da bezerra. Se a IgG é muito baixa, algo deu errado na transferência de imunoglobulina pelo colostro. Isto é conhecido como Falha de Transferência Passiva (FPT). As possíveis causas da FPT são o atraso na ingestão de colostro, colostro de baixa qualidade ou colostro insuficiente”, explica a médica veterinária.

A pecuária leiteira gera renda para mais de duas mil famílias somente em Beltrão, com cerca de seis mil empregos diretos. Dados do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab) colocam o município na liderança regional da produção leiteira, com 70 milhões de litros. “A região Sudoeste do Paraná está franco crescimento da produção leiteira e já é uma das maiores bacias leiteiras do Estado, por isso, o assunto é de extrema importância tanto para os produtores, como profissionais do setor”, afirma o Gerente de Vendas Regional Sul da Trouw Nutrition Brasil, Jose Luiz Wanderley.

Clube da Bezerra

Desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, o Clube da Bezerra contou com apoio da Bellman, marca de suplementação para bovinos da Trouw Nutrition Brasil, por meio do representante Agrícola e Veterinária Celeiro. A atividade é uma forma de estimular a sucessão familiar aproximando filhos de produtores de leite aos animais da família. As 24 crianças que integraram o Clube da Bezerra de Francisco Beltrão tiveram a primeira experiência em mostras na Via Tecnológica do Leite.

No julgamento didático, os animais em pista são analisados e os melhores atributos que os tornam uma vaca com potencial de boa produção leiteira destacados. São observados fatores como a abertura e profundidade do peito e costelas, que melhora a oxigenação do animal e produtividade, além de critérios sobre a capacidade digestiva e de reprodução.

A 6ª Via Tecnológica do Leite, é considerada um dos maiores eventos da categoria no estado e um dos principais da cadeia leiteira nacional. Segundo a organização, cerca de 30 mil pessoas passaram pelo evento entre os dias 18 e 21 de junho, que conta com exposição de produtos da área leiteira, julgamento de gado das raças Jersey e Holandesa, palestras e cursos de capacitação.

“O Sudoeste detém hoje a maior produção leiteira do Estado; o que queremos agora é qualificar toda essa cadeia com acesso a tecnologia e processos de manejo, genética e sanidade que melhorem nossa produtividade e sirvam como um referencial da qualidade do leite produzido aqui”, explica a secretária de Desenvolvimento Rural, Daniela Celuppi.

O projeto pioneiro e inovador leva ao campo o conceito que o começo da vida das bezerras define o desempenho na fase adulta, auxiliando os produtores clientes com visitas técnicas direcionadas às necessidades de cada um, de acordo com sua realidade. O programa tem como objetivo principal potencializar os resultados das bezerras, para que no futuro possam ser vacas de alta produção com qualidade. A “Dra. Sprayfo” desenvolve protocolos e procedimentos operacionais para os produtores, com prestação de serviço diferenciado para os clientes Sprayfo.

O conceito da “Dra. Sprayfo” teve início no Chile há três anos, onde foi extremamente bem sucedido. De lá, o programa se expandiu para o México e, atualmente, além do Brasil, também está presente na Costa Rica e Colômbia. Fonte: Ascom