08/07/2015 - 12:03
A cidade de Itu (SP) recebe pela primeira vez uma etapa classificatória do Freio de Ouro. A semifinal paulista da maior prova e ferramenta de seleção de cavalos crioulos do País acontece no Centro Equestre Jequitibá, próximo a fazenda Capoava, entre 9 e 12 de julho. A classificatória terá transmissão ao vivo pelo Canal Rural e pelo portal C2Rural (www.c2rural.com.br), no domingo (12), a partir das 9h.
Na etapa, oito animais – quatro machos e quatro fêmeas – podem garantir vaga para a grande final da competição, de 27 a 30 de agosto, em Esteio (RS), durante a Expointer. Organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), o evento em Itu tem como objetivo expandir de forma mais relevante a criação dos animais no Estado de São Paulo, principal centro financeiro do Brasil.
“Apesar de ainda não haver uma tradição tão forte na região Sudeste quanto no Sul, há excelentes criadores que têm se destacado na competição e participado de provas no Brasil e no exterior. Após seis anos sem etapas no Estado, a ideia é que a criação do cavalo crioulo seja cada vez mais disseminada e valorizada em São Paulo”, explica Alexandre Crespo, gerente de Leilões e narrador do Freio de Ouro no Canal Rural.
A expectativa é grande para a classificatória de Itu, especialmente por ser uma semifinal aberta, ou seja, também animais fora da região 8 da ABCCC podem concorrer. Esta é a penúltima oportunidade de os credenciados se habilitarem para a grande final.
Integrante da Região Metropolitana de Sorocaba, Itu atrai anualmente milhares de visitantes por causa de suas atrações turísticas. Conhecido por seus objetos em tamanho gigante, o município também abriga monumentos históricos, como museus, igrejas, bibliotecas e, mais recentemente, tem se destacado pelo turismo rural.
“Itu é muito bem localizada estrategicamente, próxima à capital paulista e ao aeroporto de Viracopos, o que facilita o acesso de visitantes de outras cidades e Estados. Será, sem dúvida, uma grande etapa. Esperamos incentivar os criadores a abrirem novos mercados”, completa Onécio Prado Junior, vice-presidente de Comunicação e Marketing da ABCCC. Fonte: Ascom