“Para ser um campeão é necessário treinar, se dedicar e levar a sério”, diz Allessandro Mendes, um dos locutores oficiais do 38º Campeonato Nacional de Conformação e Trabalho. O comunicador se refere aos jovens participantes da prova ‘Cowboys do Futuro’, oficializada este ano pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ABQM). A competição, também apoiada por empresas parceiras da associação, recebeu inscrições de 33 duplas de laçadores e distribuiu prêmios.

De acordo com Abdalla Abib, coordenador de Comunicação da ABQM, a ‘brincadeira’ fomenta o incentivo aos esportes equestres, alimentado desde cedo pelas famílias quartistas. “Essa prova saiu das ruas do Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, quando realizada apenas por expositores durante o campeonato”, explica. Chegando à arena do maior evento equestre do país, da raça Quarto de Milha, a competição contou com toda a estrutura e apoio da ABQM.

As laçadas aconteceram em duas fases, classificatórias e finais, em duas categorias. De 0 a 10 anos e de 11 a 13 anos. Juízes oficiais, DJ, mesário e locutor conduziram o show horse. Alexandre Ghiraldi e Robledo Barboza Neto venceram na primeira categoria com média de 6s805. Na segunda, o título ficou com Lucas Castilho e Murillo Franlin, com média de 5s44. Eles ainda conquistaram o ‘Cowboy of the year’, prêmio disputado com os laçadores mais novos.

De Adamantina (SP), Alexandre Ghiraldi tem oito anos e participa do campeonato da ABQM desde os cinco. Ele também é campeão de provas de Seis Balizas, Três e Cinco Tambores, na categoria até oito anos. “Eu sempre quis laçar bezerros, treinei três meses para essa prova. No futuro quero ser um laçador profissional”, conta. O jovem que recebeu fivela, prêmio em dinheiro e brindes ainda disse que seu sonho recebe todo o apoio da família. Fonte: Ascom