31/08/2015 - 12:54
A próxima edição da Breeder’s Cup será realizada de 10 a 13 de Setembro, no Parque Fernando Cruz Pimentel, em Avaré (SP), durante a EMAPA – Exposição Agropecuária de Avaré. “A evolução genética da raça é um mérito muito grande dos criadores brasileiros. É importante ressaltar que os animais produzidos no Brasil têm destaque internacional com produtos ganhando prêmios exposições mais competitivas do mundo (Estados Unidos, Europa e Oriente Médio)”, explica Fabio Amorosino, presidente da Associação brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA).
“Em um passado próximo, o Brasil serviu-se de grandes exemplares importados, principalmente dos norte-americanos, os maiores criadores do cavalo Árabe no mundo. A partir dessa base, os arabistas brasileiros fizeram a sua parte. Atualmente, temos novas gerações de animais de sangue Árabe nascidos no país e que enchem os olhos de qualquer criador estrangeiro”, destaca Paulo Roberto Ferreira Levy, o Polé, proprietário do Haras Capim Fino, de Jaguariúna (SP), com muitas participações em Breeder´s Cup ao longo de seus 37 anos dedicados ao cavalo Árabe.
Para o criador, a Breeder´s Cup teve papel fundamental ao longo dessas duas décadas, ao dimimuir as fronteiras e abrir muitas portas para os criadores brasileiros em relação aos tradicionais países criadores do cavalo Árabe. “Hoje, são eles que nos observam e nos visitam para descobrir o que temos de melhor. E a Breeder’s Cup é o evento ideal, pois participam animais jovens (machos e fêmeas com idade máxima de até três anos e no máximo quatro animais por criador)”, confirma Polé.
“Felizmente, estamos muito bem servidos de animais de sangue Árabe, nascidos e criados do Brasil e com muita qualidade genética. A Breeder’s Cup sempre traz novas revelações para o cavalo Árabe brasileiro”, ressalta Fabio Amorosino. Fonte: Ascom.