Um dos touros mais importantes e populares da história da raça Girolando deixou a Central da ABS Pecplan. Aos 16 anos, Millenium Hortência Alf Boa Fé se aposentou depois de produzir mais de 245 mil doses de sêmen, entre convencionais e sexadas.

Segundo Fernando Rosa, gerente de Produto Leite Tropical da ABS Pecplan, o reprodutor marcou a parceria entre a Girolando e a ABS Pecplan, tendo influenciado muito o mercado. “Millenium teve grande influência na raça a partir do momento que liderou o sumário de touros do girolando para capacidade de produção de leite. A qualidade de úbere e produção de leite ainda o colocam como um dos líderes de venda da raça”, destaca o gerente, acrescentando que poucas doses ainda estão disponíveis para venda.

Millenium conquistou popularidade pelo sucesso de suas filhas no balde, em pista e também pela comercialização de animais. Vale destacar que foi o primeiro touro que teve sua avaliação de perfil linear identificada através do programa Cornerstone (da ABS). 

Jonadan Ma comemora os resultados apresentados por Millenium como proprietário do animal e presidente da Associação Girolando. “Como proprietário, é um orgulho muito grande ter um touro como esse, que, sem dúvida, foi um divisor de águas. Em uma seleção embasada em produção de leite, o Millenium conseguiu atingir a objetivo, deixando muitas filhas excelentes produtoras de leite”, avalia, acrescentando que, como presidente da Associação, o reprodutor deixa registrado o potencial da raça. “Sem dúvida fez história, superando todos os resultados que o mercado esperava”, encerra.

Com a aposentadoria, o raçador foi encaminhado para Fazenda Boa Fé, no município de Conquista (MG). Para o merecido descanso, uma baia especial está sendo construída só para ele. “Esse animal foi ícone da raça e, com todo o mérito, está hoje num momento priveligiado da vida e, agora, tem o luxo de descansar”, comenta Adriano Camargo, responsável pela genética do rebanho Boa Fé, concluindo que “toda a família Girolando é grata pela contribuição dada a raça pelo Millenium”. Fonte: Ascom.