Evento lançador de moda em couro e tecidos mais aguardado entre estilistas e profissionais de moda do Brasil, o Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais finaliza a edição Verão 2017 com avaliações positivas.

Realizada pelo CICB (Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil) e a Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos) com apoio dos projetos Brazilian Leather e FootwearComponentsby Brasil, a mostra ocorreu nos dias 11 e 12 de janeiro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Entre os fornecedores de couros e peles que expuseram suas novidades na exibição, os comentários foram animadores.

Produtora de peles exóticas curtidas de forma 100% vegetal, a Aguapele, de Pindorama/SP,garante que o evento foi efetivo na seleção do público. “Circularam pelos corredores profissionais chave, com poder de decisão”, percebea gerente de desenvolvimento Ana Cláudia Zancaner. “O Inspiramais propicia, portanto, exposição de nosso trabalho em um meio que realmente nos interessa”, diz.

A gerente comercial da AplicColour, Camila Mattes, também assegurasair satisfeita com os contatos realizados no evento, sobretudo após ter recebido uma comitiva de compradores indianos em seu estande. “Foi, para nós, um bom evento”, diz. “O Inspiramais é, na verdade, sempre uma excelente oportunidade para consolidar marcas e posicionar produtos”, observa. Na mostra, o curtume lançou três novos tipos de gravações em couro: plissadas, geométricas e cobras com escamas diferenciadas. Na cartela de cores, os destaques foram os tons de conhaque, pink e azul (que variam do marinho ao jeans).

Diretor da Arte da Pele, Luis Estevão Bocchi igualmente trouxe novidades para o Salão. O destaque da companhia foram as peças com pigmentos fosforescentes, que brilham no escuro e na luz negra. Para Bocchi, “o Inspiramais é uma iniciativa que já faz parte do calendário da moda, um momento já assimilado pelos curtumes como ideal para a divulgação de novos produtos”.

Ciente de que a fabricantes de calçados, bolsas, acessórios e vestuário participam do Inspiramais a fim de ‘inovar’ coleções, a Couro e Arte desenvolveu uma gama de novos artigos especialmente para a exibição. As evidências ficaram por conta dos couros com estampas geométricas 3D e as impressões com texturas de pedraria. “A mostra foi muito bem organizada e dela saímos ainda mais atentos ao potencial da indústria da moda brasileira”, revela o gerente comercial, Eric Heck.

Júlio Pimenta, da Couroquímica, entusiasmou-se com o fato de a empresa ter recebido em seu estande um volume de visitas semelhantes ao do ano passado. “O cenário econômico do país não deixava espaço para grandes expectativas, mas a edição nos surpreendeu. Atendemos quase 100 compradores. Foi um evento muito bom mesmo”, frisa. De suas criações para o Verão 2017, tem como grande aposta o couro Vecchio, material versátil, de aspecto envelhecido, indicado para a confecção de bolsas e calçados.

Serigrafia, blob e transfer foramincorporados pelo Curtume Rusan na Coleção Verão 2017 apresentada. Segundo a gerente comercial, Camila Koefender, o Rusan empenhou-se em buscar diferenciais para as peças lançadas neste Inspiramais. “Antecipamos ao público brasileiro o que vamos exibir em feiras internacionais. Cada um dos artigos foi desenvolvido com muito critério”, conta, lembrando ainda que seu espaço teve boa movimentação de pessoas durante os dois dias de Salão.

Para Fabiano Foloni, da FAF Couros, o Inspiramais é uma mostra para “ser visto e lembrado”. “Participar da feira é essencial para estar em contato direto comos clientes”, registra. À edição, a marca levou couros com aspectos mais ‘naturais’, com acabamentos em anilina. “O mercado não tem arriscado muito. Tem buscado couros mais básicos, tradicionais. Nossa coleção atende a esta necessidade”, explica.

Mesma estratégia adotou o Fuga Couros. Nesta edição, o curtume apresentou uma cartela mais ‘enxuta’ a fim de suprir um mercado cada vez mais ‘objetivo’.Sobre a percepção do evento, o gerente comercial Nikolas Fuga elogia o perfil do público. “São profissionais focados, que pesquisam, entendem de moda e que procuram adaptar tendências à realidade dos consumidores”, resume.

Marcelo Grandi da Silva, do Natur, reconhece que “o Inspiramais é o evento brasileiro que mais visibilidade proporciona aos curtumes que oferecem produtos de alto valor agregado”. Dos couros e peles produzidos para a exibição, garante que as linhas de cerosos, verniz, croco e metalizados se sobressaem.

Especializado na produção de couros com pelo, a OCM Best Brasil aproveitou o Salão para realizar lançamentos, “já que é em busca do novo que os visitantes do Inspiramais vêm para o evento”, como reflete o representante Rafael Lampert. A estampa de mini-zebra habitualmente demandada em preto e branco pelos clientes foi incrementada com o uso de cores diversas. Os motivos em zig-zag também foram as inovações do curtume, localizado no Rio Grande do Sul.

O diretor do RhomaPelles, Raul Hatmann, sugere que o Inspiramais é um evento “na medida”. “É o que esperamos dele, com estandes focados aos produtos e visitantes seletos”, descreve. De sua coleção, destaca a linha de couros leves com elastano para a fabricação de calças femininas em colorações ‘verão’ – laranja, coral, rosa e azul.

Couros estonados, cortados e com fibras trabalhadas para garantir mais maciez atraíram olhares para o espaço do Romeu Couros na mostra. A visitação do estande do curtume na feira empolgou o diretor Rodrigo Saragiotto, que acredita que a edição marcou o início da retomada do ânimo do setor, que em 2015 deparou-se com os desafios de uma economia de pouco crescimento.

Admirador confesso do Inspiramais, o diretor comercial da Santa Croce, Rodrigo Rodrigues defende que “o conceito do evento se alinha ao de grandes feiras internacionais”. “O Salão reúne empresas que só apresentam materiais após intenso trabalho de pesquisa e desenvolvimento. Portanto, entrega o que propõe: inovação”, afirma. “Ademais, a forma de apresentação das empresas é padronizada, de maneira que o diferencial será mesmo o produto, não o tamanho do estande”, continua.

Conhecida por curtir couro de rã e retículo bovino, a Schmechel passa agora a dispor também de peles de carneiro e coelho. Durante o Inspiramais, levou peças impecáveis fabricadas a partir das matérias-primas. O carneiro crespado envelhecido foi destaque, já que o ‘efeito pele de elefante’demonstra um pouco da possibilidade de inovação do material.

Segundo a diretorada companhia, Letícia Dorow, o artigo ‘despertou’ a curiosidade dos visitantes que, conforme ela, são profissionais ligados às áreas que interessam a Schmechel: pesquisa, desenvolvimento e compras de fábricas do segmento fashion.

Em sua primeira participação no Inspiramais, a SecctradeLeatherfez questão de expor couros com aspectos naturais, enfatizando sua linha de artigos chromefree curtida com aldeídos.

Por fim, o TreAnytrydemonstrou que couros e peles de alto valor agregado podem ficar ainda mais luxuosos. A empresa levou ao Inspiramais Verão 2017 peles de pythone jacaré com pedraria. De acordo com a representante para São Paulo e Rio de Janeiro, Angélica Volcato, o Salão é usualmente bem visto pela empresa. Mesmo assim, neste ano o TreAnytry se surpreendeu.

“Viemos com poucas expectativas por conta da realidade do mercado atual. Tivemos, no entanto, um número de visitas bastante expressivo. Muitos clientes que normalmente não utilizam peles exóticas nos procuraram buscando alternativas para diferenciar seus produtos”, relata.

Preview

A edição do Inspiramais trouxe a prévia do Verão 2017, mas também já anteviu o que será absorvido pela moda na estação fria do próximo ano. O projeto Preview do Couro Winter 2017 exposto durante o Salão agrupou criações de 17 curtumes para antecipar as inspirações do inverno seguinte.  A iniciativa é do CICB e se propõe a antever com precisão os tipos de couros e peles que serão empregados na confecção de bolsas, calçados, acessórios e roupas no inverno de 2017.

Na cartela de cores, destacam-se colorações que reproduzem os diferentes tons da pele humana. Também ganham espaço cores que celebram a vida: rosa, azul, amarelo, verde e laranja, fundamentais para a harmonia e a composição de cromática da coleção.

As amostras produzidas para o projeto, guiado pelo estilista Walter Rodrigues e pelos designers MarneiCarminatti e Ramon Oliveira Soares, do Núcleo de Design da Assintecal, serão exibidas agora nas principais feiras mundiais do couro a partir do projeto Brazilian Leather, que é desenvolvido pelo CICB em parceria com a Apex-Brasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

Durante o Inspiramais Verão 2017, foram ainda anunciados os vencedores do Top 20, iniciativa que premia as marcas com produtos considerados mais inovadores. No segmento do couro, foram condecorados:Arte da pele; Couro & Arte; Couroquímica; Curtume Rusan e Fuga Couros S.A.

A partir da próxima edição, o Inspiramais passa a ser realizado em novo local. Mais amplo, o Centro de Eventos Pro Magno, no bairro Casa Verde, São Paulo, já hospeda o próximo evento, que ocorrenos dias 27 e 28 de junho. Detalhes sobre o evento em www.inspiramais.com.br. Fonte: Ascom