A Embrapa Pecuária Sudeste realiza dia de campo sobre sistemas de integração – lavoura-pecuária (ILP) e lavoura-pecuária-floresta (ILPF). O evento será no dia 27 de fevereiro, em São Carlos (SP). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 19 de fevereiro, pelo email pecuaria-sudeste.eventos@embrapa.br.

O Dia de Campo vai apresentar modelos de integração, como consórcio de milho com braquiária e de cultura anual com pastagem e espécies arbóreas nativas. Temas como desempenho animal e vegetal, fertilidade do solo e avaliação econômica de sistemas de ILPF também serão destaque.

Os sistemas de integração, ILP e ILPF, reúnem na mesma área diversas culturas, como produção de grãos, carne, leite, energia e madeira, em plantios rotacionados, consorciados ou de sucessão.

A Embrapa Pecuária Sudeste tem pesquisas com vários modelos desde 2005. Apesar de ser mais complexa, a integração tem demonstrado ser uma alternativa viável para diversificar a produção e melhorar a renda dos produtores rurais, com sustentabilidade ambiental.

Esses sistemas têm grande potencial para recuperar áreas degradadas, reduzir riscos de erosão, desenvolver pastagens com melhor qualidade, aumentar a capacidade de suporte de animais, além de garantir conforto térmico aos bovinos e incrementar a produção por hectare. Outro benefício, e que tem atraído a atenção internacional, é a mitigação da emissão de gases de efeito estufa na pecuária.

Para ampliar a área de adoção dessas tecnologias, além da realização de palestras, dias de campo e experimentos em feiras, a Embrapa Pecuária Sudeste iniciou em 2015 uma capacitação continuada. Com duração de três anos, visa capacitar técnicos para implantação de Unidades de Referência Tecnológica (URT) nesses sistemas na região Sudeste.

Serviço

Dia de Campo sobre sistema ILPF

Data: 27 de fevereiro de 2016

Horário: 8h30 às 13 horas.

Local: Embrapa Pecuária Sudeste – Rodovia Washington Luiz, km 234, São Carlos (SP).

Inscrições: até 19 de fevereiro pelo email pecuaria-sudeste.eventos@embrapa.br.

Outras informações: (16) 3411-5689

Fonte: Ascom