08/05/2016 - 14:48
A Associação Brasileira dos Criadores de Indubrasil (ABCI) realizou hoje (05/05), no Salão Nobre da ABCZ o Seminário Internacional da Raça Indubrasil, o Zewbu mundial. O evento que integrou a programação oficial da ExpoZebu passa a fazer parte do calendário oficial da ABCI no sentido de promover a raça e orientar os selecionadores sobre os caminhos do melhoramento genético dos animais.
Para organizar o Seminário a ABCI contou com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), da equipe do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos, dos membros do Brazilian Cattle e da diretoria das Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu). A programação contemplou vários temas atuais que são inerentes ao mercado de genética do Indubrasil, aos trabalhos de seleção voltados aos segmentos de produção de carne e de leite e à multiplicação do rebanho nacional. As palestras, debates e mesas-redondas envolveram especialistas do Brasil e do exterior. Entre eles, o superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antônio Josahkian, o técnico da entidade Roberto Winkler, o diretor acadêmico da FAZU, Carlos Henrique Cavallari Machado e o especialista mexicano Don Sérgio Lucio. A mesa redonda ganhou ainda as presenças do escritor Rinaldo dos Santos e dos criadores José Henrique Fugazzola Barros.
De acordo com Roberto Fontes de Goes, presidente da ABCI, o seminário foi estimulado pelo elevado interesse dos criadores de outros países na raça. “Nesse evento conseguimos informações privilegiadas em palestras de alto nível. O objetivo de promover a troca de ideias e opiniões, além do intercâmbio entre os criadores de diversos países foi cumprido. Agora vamos analisar a necessidade de realizar eventos como esse de forma periódica”, explicou Goes.
O zootecnista Carlos Henrique Cavallari Machado, que é diretor acadêmico da FAZU ficou otimista com as perspectivas para o Indubrasil. “Eu percebi que esse é um momento de discussão para orientação da seleção indubrasil. Um ponto a ser destacado é o da participação dos criadores. Eles fizeram perguntas muito pertinentes que demonstram o alto nível de interesse e conhecimento deles. Foi uma iniciativa louvável”, afirmou Cavalllari. A realização do seminário faz parte das ações do Programa de Incentivo à Raça Indubrasil, que tem como meta fazer a divulgação da raça, criação de um banco de sêmen, produção de um livro, renovação do site da ABCI, publicação da Revista Indubrasil, bem como a realização de pesquisas com a raça e seus cruzamentos. Fonte: Ascom.