04/07/2016 - 12:26
As duas plantas da Algar Agro, localizadas em Uberlândia (MG) e Porto Franco (MA), receberam a certificação Kosher, que permite à empresa exportar para mercados, além de Israel, que têm uma grande presença da comunidade judaica, sobretudo, os Estados Unidos. A certificação também é um meio para se obter melhores preços para os produtos.
Segundo a Torá , a bíblia judaica, uma série de alimentos ou ingredientes não podem ser consumidos pelos seguidores do Judaísmo e, por isso, existem algumas entidades certificadoras que atestam que os alimentos e ingredientes foram produzidos ou processados segundo as determinações alimentares judaicas – geralmente chamadas “Kosher”.
Para que produtores e indústria de alimentos obtenham esta certificação, são verificados os insumos e suas procedências, o processo de fabricação, assim como a eventual influência de outros produtos e linhas de produção dentro da fábrica.
Os produtos certificados nas plantas da Algar Agro são: farelo de soja, óleo degomado, tocoferol e ácidos graxos, todos para exportação. “Estes produtos que entram diretamente na cadeia de alimentação humana, como óleos e vitaminas – o Tocoferol e os Ácidos Graxos são matérias primas para a indústria de vitamina E -, por exemplo, sofrem restrições caso não tenham o certificado Kosher”, afirmou o diretor de Trade da Algar Agro, Douglas Ribeiro.
A certificação também favorece a ampliação do número de clientes, uma vez que demonstra a ausência de carne ou leite no produto, o que abre o mercado para o consumidor vegetariano ou àqueles que tem certa intolerância à lactose. Fonte: Ascom