A solenidade de abertura da ExpoGenética 2016 está marcada para a segunda-feira (22/08) precedendo um final de semana de leilões que compõem um calendário comercial onde estão confirmados 9 remates tradicionais e concorridos, e onde serão ofertados exclusivamente animais com avaliação superior.

As centrais de sêmen também já se movimentam para receber um contingente robusto de visitantes e promover um verdadeiro show que são os disputados desfiles onde os “pop stars” da passarela são os touros que se destacam na comercialização de material genético.

“Está não se trata de uma edição para destacar novidades e sim para fortalecer a continuidade de um projeto que propõe o aprofundamento de estudos, a reflexão e a troca de informações sobre os conceitos e a função do trabalho de melhoramento genético, bem como a abordagem dos desdobramentos dele para a pecuária comercial e a produção de alimentos”, destaca o Superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian.

“A mesa redonda do dia 22 vai focar no alinhamento dos objetivos dos programas de melhoramento com as demandas reais do mercado. E o Fórum eleva essa discussão ao nível global. Eu percebo que a ExpoGenética atinge a proposta inicial a cada ano com mais objetividade e consistência”, complementa. 

Mais sobre a Programação: Nos pavilhões de animais estão sendo administrados os espaços reservados aos programas de melhoramento, onde o PMGZ se destaca pela grande procura. “Ainda temos mais de dois meses para a mostra e quase todas as vagas foram preenchidas. Os expositores do PMGZ do ano passado já confirmam presença e há muitos que nunca participaram com animais e agora querem trazer seus produtos.

Eles estão bastante animados e a expectativa é grande pela oportunidade de fazer contatos com o principal mercado de genética avaliada, de acompanhar os leilões, o Julgamento Matriz Claudio Sabino, o Concurso Leiteiro Natural e o PNAT”, explica o Gerente de Provas Zootécnicas, Ismar Carneiro.

Este ano estão confirmadas as participações e o lançamento dos Sumários dos programas de melhoramento Nelore Brasil, da ANCP; o Programa Paint,  da Lagoa da Serra; o Geneplus, da Embrapa Gado de Corte; o Programa de Melhoramento Genético da APTA (Instituto de Zootecnia de Sertãozinho); e o PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos), conduzido pela ABCZ.

Programação

23 AGOSTO – Terça-feira
18h Entrega de Materiais
19h Solenidade de Abertura
19h30 Palestra Magna: Políticas de fomento às boas práticas ambientais de produção na América (Fernando Antônio de Souza Costa – MAPA)
20h30 Coquetel de boas-vindas e visita aos estandes

24 AGOSTO – Quarta-feira (Painel Pecuária)
08h Impacto da mão de obra qualificada na sustentabilidade da pecuária – Dra. Stella Huertas (UDELAR – URUGUAI)
09h Eficiência alimentar como parâmetro de seleção de bovinos – Dr. Mário Chizzotti (UFV/MG – BRASIL)
10h COFFEE BREAK E VISITA AOS ESTANDES
10h30 Estratégias nutricionais (bovinos) para baixa emissão de metano no Uruguai – Dr. Ignácio Velazco (INIA, Instituto Nacional de Investigaciones Agropecuarias – URUGUAI)
11h30 ALMOÇO
13h30 Manejo e tratamento de dejetos animais – a confirmar
14h30 Case: Produção pecuária sustentável na Bolívia – Dr. Dênis Prata (Cabaña El Trebol, BOLÍVIA)
15h30 COFFEE BREAK E VISITA AOS ESTANDES
16h MESA REDONDA
18h Reunião fechada com representantes da FAZU, palestrantes e convidados

25 AGOSTO – Quinta-feira (Painel Agricultura)
08h Sustentabilidade dos sistemas produtivos tropicais – Dr. Juan Fernando Marrero (UCV – VENEZUELA)
09h Uso eficiente da água na irrigação – Dimensionamento e monitoramento de sistemas de irrigação – Dr. Freddy Soto (COSTA RICA)
10h COFFEE BREAK E VISITA AOS ESTANDES
10h30 ILPF como base de sequestro de carbono na produção agropecuária – Dr. Luiz Adriano Maia Cordeiro (Embrapa Cerrados/Sudeste – BRASIL)
11h30 ALMOÇO
13h30 Viabilidade do uso de resíduos agrícolas, agroindustriais e urbanos como fertilizantes Dr.ª Adriana Marlene Moreno Pires (EMBRAPA MEIO AMBIENTEBRASIL)
14h30 Manejo integrado de pragas – Dr. Diego Felisbino Fraga (FAZU/MG – BRASIL) – confirmado
15h30 COFFEE BREAK E VISITA AOS ESTANDES
16h MESA REDONDA

Fonte: Ascom