01/08/2016 - 18:48
O primeiro grupo de cavalos olímpicos saiu do aeroporto de Stansted, em Londres, no dia 29 de julho, em um avião de cargas especial em direção às Olimpíadas Rio 2016, marcando o início do sonho olímpico para os melhores atletas equinos de todo o mundo.
Com 34 cavalos de 10 nações a bordo, a carga de equinos, avaliada em vários milhões, foi embarcada em paletes personalizados para o voo de quase 12 horas no Boeing 777-F da Emirates SkyCargo,.
Cavalos que participarão do CCE (concurso completo de equitação) da Grã-Bretanha, Irlanda, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Zimbábue, Brasil, Japão, Itália e China estavam a bordo do voo da sexta-feira, o primeiro de nove embarques que transportarão mais de 200 cavalos para o aeroporto Internacional do Rio, em rota para o Centro Olímpico de Hipismo no Parque Olímpico de Deodoro.
Esta operação altamente complexa envolve três centros de embarque na Europa e na América: Stansted (Grã-Bretanha), Liege (Bélgica) e Miami (EUA). Os cavalos competidores e seus cavaleiros representarão 43 nações de todo o mundo nas modalidades olímpicas de Adestramento, Salto e CCE. Os atletas são ligados à Federação Equestre Internacional (FEI), órgão regulador de esportes equestres reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). O hipismo integra os Jogos Olímpicos desde as Olimpíadas de 1912 em Estocolmo.
Detalhes do voo de Stansted:
· Tempo estimado de voo Stansted – Rio: 11 horas e 40 minutos
· 17.500 kg de carga equina
· 515 kg peso médio de um cavalo de CCE
· 9.900 kg de equipamentos equestres
· 6.000 kg de alimentos (para consumo durante os Jogos)
Detalhes do Hipismo Olímpico:
· Igualdade verdadeira de gêneros – o único esporte olímpico onde homens e mulheres competem igualmente lado a lado pelo mesmo conjunto de medalhas
· Competição entre 200 combinações de cavalo/cavaleiro (mais reservas)
· 3 modalidades olímpicas – CCE (65 combinações de cavalo/cavaleiro), Adestramento (60) e Salto (75). Fonte: Ascom.