Hoje e amanhã acontece em São Paulo, a 16ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol com o tema central “O novo mundo a frente”.  O evento reúne cerca de 500 participantes de mais de 30 países. Até amanhã a tarde serão realizados 14 painéis para discutir questões de mercado e estratégia setorial.

Na abertura do evento, o governador do Estado de Sâo Paulo, Geraldo Alckmin, falou sobre a responsabilidade e o potecial do agronegócio para superar a crise econômico do País. “São Paulo é o maior produtor mundial de cana de açúcar e álcool”, disse o governador. “A energia limpa é uma energia verde e superimportante do ponto de vista social, porque gera muito emprego. Também é importante dos pontos de vista econômico e ambiental, ou seja, preservação da planta e diminuição de emissão de gases do efeito estufa.”

Plínio Nastari, presidente da Datagro, diz que  é preciso refletir sobre a importância de regras claras de mercado. “É preciso dar o devido peso à  relação de competição entre o etanol e a gasolina”, afirma. “Essa questão não foi tratada com responsabilidade pelo governo federal no passado recente”.

Além do governador de Sâo Paulo, participaram da abertura do evento o governador de Goiás Marconi Perillo, o secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, o deputado federal Sérgio Souza, presidente da Frente Parlamentar do Setor Sucroalcooleiro e André Rocha, presidente do Fórum Nacional Sucroenergético.