O Carrefour anunciou a empresa vencedora da etapa brasileira do prêmio ‘Grande Desafio de Fornecedores’, que teve como temática o combate ao desperdício de alimentos. A iniciativa, realizada pela companhia desde 2015 nos 10 países onde opera, elege anualmente um assunto prioritário que deve ser explorado por todos os fornecedores que integram o programa Garantia de Origem da marca Carrefour.

No Brasil, a empresa eleita foi a Alfa Citrus, fornecedora de laranjas e tangerinas desde 2009. A cerimônia de premiação foi realizada na última terça-feira (01), em São Paulo (SP).

Assim como os demais fornecedores participantes, a Alfa Citrus inscreveu um projeto de combate ao desperdício em seu processo produtivo, que apresentou os melhores resultados de acordo com a comissão julgadora constituída especialmente para o concurso.

Para evitar em 100% o desperdício de suas frutas, a empresa adotou novos processos e práticas de produção, desde o manejo do solo, passando pelo cultivo até a embalagem das laranjas e tangerinas fornecidas ao Carrefour. As demais empresas finalistas foram: Labrunier, Mallmann e UGBP, que produzem, respectivamente, uvas, tomates e mamão papaya e recebem o selo Garantia de Origem.

O projeto apresentado pela Alfa Citrus evidenciou a implantação de roçadeiras ecológicas, que devolve os resíduos na forma de matéria orgânica para ao solo, a prática da reciclagem do lixo, adoção de bicas de água com outorga e o reaproveitamento do descarte de resíduo das laranjas e tangerinas para compostagem.

Além disso, a empresa direciona as frutas excedentes para comercialização em grandes centros por valores menores, ou envia para produção de suco, óleo essencial, adubo e casca seca, aproveitamento 100% do que produz em suas propriedades localizadas no interior de São Paulo.

Em 2015, a companhia lançou no Brasil o Movimento Desperdício Zero, uma série de ações para o combate ao desperdício e ao consumo consciente.

“Cerca de um terço dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado anualmente e reduzir esse desperdício é essencial para conter as emissões de gases de efeito estufa, diminuindo parte dos impactos das mudanças climáticas. Por estar tão próximo do consumidor, o varejo pode ajudar a reduzir a cultura do desperdício ao mudar o comportamento de consumo”, destaca Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil. Recentemente, o Grupo Carrefour se comprometeu publicamente a reduzir em 70% suas emissões de CO2 até 2050.

Em sua primeira edição, realizada em 2015, o ‘Grande Desafio de Fornecedores’ teve como tema o combate às mudanças climáticas e a empresa Café Bom Dia foi a escolhida, representando o Brasil no encontro internacional dos vencedores realizado na sede da companhia, na França. A empresa adquiriu novos equipamentos que são movidos por recursos renováveis, reduzem a emissão de material particulado na atmosfera, eliminam o risco de contaminação do solo e geram componentes para compostagem orgânica.

O Carrefour apóia seus fornecedores no desenvolvimento de produtos inovadores e sustentáveis, que ao mesmo tempo atendam as necessidades dos seus clientes, e promove diversos projetos voltados à preservação dos recursos naturais.

No Brasil, sua Plataforma de Sustentabilidade direciona sua atuação e investimentos com base em três pilares globais: combater todas as formas de desperdício, proteger a biodiversidade e oferecer suporte aos parceiros na implementação de ações para redução do impacto ambiental e na promoção dos benefícios sociais. Fonte: Ascom