23/11/2016 - 14:27
A médica veterinária Doutora, Roberta Züge, membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), participa no dia 29 de novembro, na cidade de Campinas, de mais uma etapa do desafio de startups, “Ideas for Milk”.
O projeto da conselheira foi selecionado entre as 137 propostas recebidas. Desse total, 40 permanecem no desafio e cada cinco participarão em uma cidade brasileira. Quem for selecionado, irá para a etapa final em Brasília/DF. O objetivo do desafio é reunir ideias, investidores e profissionais do mercado em busca de inovação e empreendedorismo para o agro leite.
O projeto de Roberta em conjunto com Egon Kruger; criador muito premiado da Chácara Cristalina, consiste em formatar um canal de comercialização de bovinos personalizados pela internet: www.cristalgenetics.com.br.
A ideia foi pensando por conta da baixa produtividade por animal, mesmo com um imenso rebanho leiteiro no Brasil. Segundo Roberta, muito deste problema é decorrente da baixa especialização genética das vacas leiteiras.
“A disseminação, por meio da inseminação artificial, proporcionou um bom incremento na qualidade dos rebanhos, mas ainda não atinge tantos produtores, principalmente os menos especializados. Além disto, o uso de touros, para repasse (quando a fêmea não emprenha com inseminação artificial) ainda é bastante difundido”, explica.
O objetivo é capilarizar o potencial genético da Chácara Cristalina, em outras regiões, podendo assim, ampliar a produtividade em outros rebanhos. Além disto, permitir que os animais sejam comercializados diretamente com os produtores, que poderão especificar quais as características são desejadas para o reprodutor.
A nova proposta pretende transformar o que apenas está em HTML, em aplicativo. A forma de acesso mais usual, no meio rural, é utilizando a conexão 3G, normalmente em celular. “Pretendemos transformar a versão WEB para aplicativo. Neste, outras informações, como características de conformação e produção, podem ficar disponíveis mesmo no formato offline. Facilitando assim que o produtor possa acessar informações mesmo sem estar conectado à internet”, acrescenta.
Os realizadores do evento são: Embrapa, Litteris Consulting, Qranio, Carrusca Innovation e Agripoint. Outras informações podem ser obtidas clicando aqui. Fonte: Ascom