São Paulo, 23 – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) considerou “uma vitória da agropecuária nacional” a decisão do governo de suspender temporariamente a importação de café conilon, possibilidade que vinha sendo sinalizada para atender a indústria. “O presidente da República atende ao apelo dos produtores rurais que, por meio da CNA e da Frente Parlamentar do Café, garantiram haver estoque suficiente para atender à demanda da indústria”, diz a CNA, em comunicado.

“A importação de café já estava praticamente definida. Inicialmente, houve a publicação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA – da Instrução Normativa nº 07, de 17 de fevereiro, que estabeleceu os requisitos fitossanitários para a importação de café conilon do Vietnã. Depois, a resolução do Comitê Executivo de Gestão da Camex incluindo o conilon na Letec (a lista de exceção do Mercosul) e fixando uma cota de importação com redução tarifária. Com a decisão do presidente Temer, a reunião do Conselho da Camex que referendaria a resolução – já publicada no Diário Oficial – foi cancelada”, descreve a entidade.

Conforme o comunicado assinado pelo presidente da CNA, João Martins da Silva Junior, o setor venceu “uma etapa importante na defesa do agro, um setor que gera emprego, renda e contribui decisivamente para o desenvolvimento do País”. A entidade diz agradecer aos parlamentares pelo apoio recebido e que vai seguir trabalhando para que “a importação de café seja suspensa em caráter permanente”.