Ceplac

Chocolate amargo

Pelo andar da carruagem, a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira(Ceplac), órgão do Ministério da Agricultura, com sede em Ilhéus, na Bahia, e com atuação no Espírito Santo, Pará, Amazonas, Rondônia e em Mato Grosso, tem data anunciada para morrer. Há 20 anos, não há nenhuma contratação e a média de funcionários em processo de aposentadoria é de 30 por mês. Tem gente fazendo contas: em oito anos, adeus Ceplac.

Genômica

Mais energia no campo

O americano Stewart Bauck, considerado um dos papas da seleção genética bovina mundial, estará no Brasil neste mês. O convite foi feito pela Agro-Pecuária CFM, que tem um grande leilão e um dia de campo, entre os dias 10 e 12 de agosto, em São José do Rio Preto (SP). O evento, que contará com uma palestra de Bauck, vai colocar no mercado o primeiro lote de touros nelore com dados genômicos rodados por programa de melhoramento.

BNDES

Falta combinar

Nos últimos tempos, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, vem anunciando, frequentemente, que as usinas de cana-deaçúcar terão ajuda do BNDES, através de uma linha de crédito específica para a formação de estoques de etanol. Aparentemente, só faltou combinar com o BNDES: até agora, não se sabe nada sobre a existência de estudos e discussões sobre a tal linha de crédito no banco estatal.

Bodas de ouro

Nelore cinquentão

O pecuarista Cláudio de Souza Garcia, conhecido como Totó, está completando 50 anos como criador de gado, em Três Lagoas (MS). Ele vai completar 72 anos em dezembro. Um dos criadores de matrizes bovinas mais lembrados, da velha guarda, Totó lançará no dia 30 de setembro, um livro autobiográfico, com mais de 200 fotos que mostram a história da raças nelore e guzerá no País.

Feira

Brasil em Anuga

Na moda como o grande produtor de commodities do mundo, o Brasil sempre marcou presença na feira Anuga, em Colônia, na Alemanha, uma das principais do agronegócio. Neste ano, a feira será entre 8 e 12 de outubro e a previsão é receber 6.500 expositores. Mas o brasileiro Grupo JBS não estará no estande organizado pelo Brasil. A empresa decidiu que vai marcar presença no da indústria americana. Não é a primeira vez que isso ocorre.