Suinocultura

 

A Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) informou que até o fim deste ano Hong Kong poderá ser o principal destino para a carne suína do País, posto que até então pertencia à Rússia. De janeiro a outubro deste ano, o Brasil exportou 120,73 mil toneladas de carne suína para os russos, enquanto os chineses de Hong Kong, no mesmo período, compraram 107,50 mil t. As vendas para a Rússia, porém, não param de cair desde maio, em função do embargo daquele país às carnes brasileiras. Até outubro, o Brasil havia exportado 436,45 mil toneladas de carne, no valor de US$ 1,20 bilhão. Rússia e Hong Kong responderam por 52% dos embarques.

 

Os principais destinos da carne brasileira Rússia US$ 376 mil

Rússia US$ 376 mil 120,73 mil toneladas

Hong Kong US$ 261,7 mil 107,50 mil toneladas

Ucrânia US$ 156,4 mil 53 mil toneladas

Argentina US$ 99,8 mil 33,4 mil toneladas

Angola US$ 61,7 mil 29,3 mil toneladas

 

 

Negócios

De roupa nova

O grupo Montana Grill, dos cantores sertanejos Chitãozinho & Xororó, apresentou o novo logotipo da marca, no mês de novembro. A troca da identidade visual começou pelas churrascarias do grupo e chegou em dezembro às lojas Express. A atualização será gradativa, no decorrer do ano que vem, e tem como objetivo acompanhar as tendências de mercado.

O Montana Grill nasceu em 1994 e hoje conta com unidades em São Paulo, Goiânia, Porto Alegre e Campinas e um total de 109 lojas de fast-food. Por ano, a empresa vende em média 6,2 mil toneladas de carne com a marca Montana na própria rede e açougues, e com a marca Montana Premium Beef, destinada a supermercados.

 

Avicultura

Para evitar contaminação

A partir de 2012, os frigoríficos de aves deverão reforçar a segurança e reduzir a possibilidade de contaminação da carne no momento do abate. O Ministério da Agricultura vai permitir a lavagem das carcaças das aves, um procedimento para remover eventuais conteúdos gastrintestinais presentes na carne, antes da etapa de pré-resfriamento. A lavagem é uma alternativa à prática de retirar, por meio de corte de faca, essas partes das carcaças. O procedimento possibilita a diminuição da manipulação no processo de abate e a redução de riscos de falhas humanas na identificação de contaminações gastrintestinais visíveis.

 

Suinocultura

 

Vinhos

Agora, com uvas argentinas

A vinícola catarinense Villaggio Grando produzirá vinhos na Argentina. Desde o ano passado, os empresários Guilherme Grando (a esq.) e Maurício Grando começaram a selecionar vinhedos e uvas na região de Mendoza, localizada ao pé da cordilheira dos Andes, no país vizinho. O vinho da uva da variedade Malbec será de safras selecionadas de alta qualidade e com poucas unidades produzidas. A empresa replicará na Argentina o modelo brasileiro. Localizada no município de Água Doce (SC), a Villaggio Grando produz vinhos tintos, brancos, rosé e espumantes, em tiragens limitadas.

 

Mercosul

Tratado do leite em pó

Após três meses de negociação chegou ao fim o impasse entre o Brasil e a Argentina, envolvendo a cadeia leiteira. No dia 16 de novembro, o Brasil assinou um acordo de cotas e preços para a importação de leite em pó do país vizinho. Pelo tratado, a cota será de 3,6 mil toneladas por mês de leite desnatado e integral, volume inferior ao proposto inicialmente pelos argentinos, no total de cinco mil toneladas. O preço médio do leite da Argentina não poderá ser inferior ao preço mínimo praticado pela Oceania, mercado que é referência internacional para a cotação de lácteos. O acordo terá a vigência de um ano.

 

Empresas

Renovando energias

A ETH Bioenergia, empresa controlada pela Organização Odebrecht, que atua na produção de etanol e energia elétrica a partir da biomassa da cana-de-açúcar, inaugurou uma usina no município de Costa Rica, em Mato Grosso do Sul. A oitava unidade agroindustrial da empresa tem capacidade para processar 3,8 milhões de toneladas de cana por safra, produzir 360 milhões de litros de etanol e gerar 380 GWh de energia elétrica a partir do bagaço da cana. O desafio é de se tornar líder na produção de etanol, com a moagem de 40 milhões de toneladas. O investimento para colocar o complexo industrial em pé foi de R$ 1 bilhão.

 

Agricultura

Menos grãos em 2012…

No próximo ano, a safra brasileira de grãos deverá ser 1,4% menor do que a safra 2011, de acordo com o primeiro prognóstico divulgado pelo IBGE. A produção de cereais, leguminosas e oleaginosas para 2012 foi estimada em 157,5 milhões de toneladas, ante os 159,7 milhões de toneladas colhidas neste ano. No entanto, a área destinada à produção deve somar 49,5 milhões de hectares, um aumento de 1,7% sobre a área estimada em 2011.

 

 

 

Agricultura II

…Mas com mais dinheiro no bolso

A despeito da pequena queda prevista para a safra de grão, o Valor Bruto da Produção (VBP) deve apresentar um crescimento razoável em 2012, podendo atingir R$ 214 bilhões. Segundo estimativa divulgada pelo Ministério da Agricultura, o valor previsto para o próximo ano é 4,9% maior que a deste ano, que deve fechar com R$ 204 bilhões. O resultado ainda é preliminar e está baseado nos primeiros resultados dos levantamentos de intenção de plantio da safra 2012.

 

Suinocultura

 

 

Agricultura III

Coco holandês em alta

A cultura do coco no litoral norte da Bahia ganhará força em 2012. O motivo é a construção da primeira fábrica de fibra da fruta no município de Conde. A iniciativa é dos sócios do grupo Aurantiaca, os empresários holandeses Piet Henk Dörr e Willem Koyker. O complexo industrial terá capacidade para processar um milhão de cocos por dia e vai gerar 500 empregos diretos. Com 83 mil hectares em atividade, a Bahia é líder do ranking nacional, com produção anual de 500 milhões de cocos.

 

Internacional

Em prol do bem

A Bill & Melinda Gates Foundation, com sede em Seattle, nos Estados Unidos, presidida por Bill Gates, fundador da Microsoft, e por sua mulher, Melinda, assinou em novembro, uma parceria com a Agência Brasileira de Cooperação, que visa melhorar a produtividade agrícola dos agricultores da África Subsariana (todos os países ao sul do deserto do Saara) e do Sul da Ásia. O acordo prevê atividades conjuntas para combater a fome e a pobreza por meio da transferência de tecnologia e pesquisa nessas regiões.

 

Negócios II

Mais leite no Rio

No dia 18 de novembro, a Nestlé inaugurou em Três Rios (RJ) sua nova fábrica de bebidas lácteas e sucos. Com investimentos de R$ 163 milhões, a unidade receberá 200 mil litros de leite por dia. A quantidade de sucos fabricados ainda não foi definida. A Nestlé gerencia um plano de desenvolvimento da cadeia produtiva do leite na região.

 

Internacional II

Emergentes dão as cartas

O Brasil, a Rússia, a Índia e a China, países que compõem o bloco dos emergentes conhecido como Brics, e mais a África do Sul, vão atuar em conjunto nos próximos quatro anos para o fortalecimento da agricultura mundial. Entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, um encontro que reuniu todos os ministros da Agricultura do grupo aprovou o plano para o período de 2012 a 2016. Entre as ações está a cooperação para o desenvolvimento de novas tecnologias agrícolas e a redução do impacto negativo das mudanças climáticas.

 

Meio ambiente foto: divulgação

Politicamente correta

A FMC Agricultural Products, multinacional americana que atua no segmento de defensivos agrícolas, com sede em Campinas, São Paulo, lançou no mercado, no mês de novembro, a Bombona Green Jug. Trata-se de uma embalagem ecologicamente correta para seus produtos, com a utilização de etanol da canade- açúcar como substituto de parte do petróleo empregado na fabricação. As pesquisas para o desenvolvimento das novas embalagens começaram no início deste ano, com o objetivo de diminuir a dependência da empresa de recursos não renováveis.

 

Suinocultura

 

Certificação

Morango com selo

Os agricultores que cultivam morango no Estado de São Paulo estão prestes a receber a primeira certificação de Produção Integrada de Morango, concedida com base em normas do Ministério da Agricultura. As propriedades da região de Atibaia, Jarinu e Valinhos já foram auditadas e a previsão é de que a partir de maio de 2012 os produtores possam comercializar a fruta. Entre as exigências de garantia estão a produção com 100% de segurança no uso de defensivos, respeito ao ambiente e ao trabalhador rural. As caixas de morango terão um selo de identificação.

 

Tecnologia

Mobile no campo

A agricultura é o mais novo mercado emergente para o setor de comunicação móvel e deve gerar rendimentos da ordem de US$ 138 bilhões até 2020. É o que estima a Accenture Consultoria de gestão, solução em TI e outsourcing, presente em 120 países. A pesquisa que mostra o potencial do agronegócio foi realizada em 26 países e anunciada em outubro, quando a Accenture inaugurou seu centro mundial de expertise em agrobusiness no Brasil. “Hoje, seis das dez maiores empresas de agronegócio do mundo atuam no Brasil”, diz Eduardo Barros, diretor global de agribusiness da Accenture. “O centro vai ajudar a empresa com esse mercado.”

 

Reeleição ABMR&A

Maurício Mendes, CEO da Informa Economics FNP, de São Paulo, empresa de consultoria em agronegócio, foi reeleito presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural (ABMR&A) no dia 31 de outubro. A entidade reúne representantes da indústria de insumos e equipamentos, saúde animal, agências, institutos de pesquisa e ensino, consultorias e produtores rurais.

Após a reeleição, qual a sua principal tarefa à frente da entidade?

Vamos consolidar o marketing rural de uma forma mais ampla e complexa. Na gestão anterior, esse trabalho já vinha sendo pensado. Hoje, o agricultor e o pecuarista precisam ter uma visão que não termina no comprador inicial de seu produto, e sim no consumidor final.

A campanha Movimento Sou Agro, veiculada neste ano, já deu o pontapé inicia nesse sentido?

Sim, e a resposta foi satisfatória. Foi muito positivo o impacto da campanha nas redes sociais e nos canais abertos para promover o Sou Agro. O Brasil e o agronegócio evoluíram muito, assim como o marketing do setor. E a nossa missão, como associação, é acompanhar essa evolução.

Novas campanhas podem surgir nos próximos anos?

A ideia não é parar no Movimento Sou Agro, que continuará em 2012. Mas temos outros projetos para mostrar o agronegócio que vai além da porteira da fazenda.

Além de promover o setor, quais são as principais ações da ABMR&A?

Estamos preparando a sexta edição da pesquisa perfil de comportamental e hábitos de mídia do produtor rural brasileiro. Estaremos engajados nisso nos próximos dois anos.