17/01/2018 - 12:43
Para comemorar dez anos de sua criação, o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) debateu o futuro da pecuária brasileira, os impactos da crise vivenciada pelo setor no início deste ano e a organização da cadeia de valor durante a etapa paulista da Intercorte 2017, na capital paulista, em novembro. “O setor está em um processo de amadurecimento e consistência nos últimos 20 anos e que precisa ser separado dos problemas ocorridos neste ano”, diz o pesquisador Sérgio De Zen, do Cepea/Esalq. Segundo ele, o futuro da pecuária brasileira é promissor e o envolvimento da sustentabilidade é um caminho sem volta. “O incremento da produtividade e o encurtamento no tempo de abate comprovam os avanços da cadeia de valor.” O GTPS é a primeira associação mundial sobre práticas sustentáveis da carne bovina e reúne representantes de todos os elos desse segmento no Brasil.
Publicação
No lombo do cavalo
“Marcha Brasil 14 mil – três homens, sete cavalos e um país continental” é o relato do diário de bordo da viagem dos cavaleiros Jorge Aguiar, Pedro Dias de Aguiar e José Reis, na década de 1990. O livro da jornalista Teté Marinho, lançado pela COMG Editora, em novembro, conta as aventuras do trio que saiu do parque da Água Branca em São Paulo, em maio de 1991, com o objetivo de comprovar a resistência e a qualidade do cavalo manga larga marchador. A viagem prevista em 14 mil quilômetros, do Chiuí (RS) até o Oiapoque (AP), percorreu 20 mil quilômetros, passou por 20 estados e 400 cidades e durou 775 dias.
Alimentação
Exóticos à mesa
A Whole Foods, a maior rede natureba de sacolão americana, hoje controlada pela Amazon, identificou as dez tendências alimentares para o próximo ano. Entre elas estão flores, cogumelos, alimentos farináceos e bebidas gasosas. Também estão em evidência ingredientes da culinária do Oriente Médio, como harissa, cardamomo, zatar, pistache, berinjela, hortelã e tahini. A lista saiu de uma pesquisa feita entre os compradores e especialistas em gastronomia. E aí, está preparado essa nova tendência de sabores?
Leilões
A voz das pistas
Nos próximos três anos, o leiloeiro Nilson Genovesi será o presidente do Sindicato Nacional dos Leiloeiros Rurais, entidade que reúne cerca de 60 profissionais do martelo. Genovesi tem 55 anos, dos quais 35 comandando em todo o País leilões de gado e de equinos, principalmente. A posse aconteceu no dia 22 de novembro, em São Paulo. Para ele, o setor precisa de um ordenamento que dê maior visibilidade aos profissionais. “A profissão exige ética porque ela é base da confiança do pecuarista que coloca seu negócio nas nossas mãos”, diz Genovesi. A estimativa é de que aconteçam no País cerca de 800 leilões rurais todos os anos para a venda de animais.
COP 23
Integração é destaque em Bonn
O Brasil reafirmou seu potencial de unir a produção agropecuária ao desenvolvimento ambiental. Na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a Cop 23, realizada em novembro, em Bonn, na Alemanha, foram apresentados os resultados do sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Hoje, este modelo de produção atinge 11,5 milhões de hectares, 15% da área plantada por grãos e florestas plantadas. Fizemos muito bem a lição de casa, pois a área ultrapassa a meta estipulada pelo governo federal, em 2009, de chegar em 2020 com quatro milhões em área de ILPF.