São Paulo, 15 – A prorrogação do calendário recomendado para o plantio de milho segunda safra em Goiás, divulgada em portaria do Ministério da Agricultura na terça-feira, dá segurança a produtores do Estado no caso de perdas em áreas financiadas ou seguradas, disse em nota a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO). A portaria retifica o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) para a cultura este ano. O cumprimento do zoneamento é necessário para que o produtor receba a indenização do seguro agrícola em caso de prejuízos. Para financiamentos, o plantio dentro do período indicado possibilita renegociações em situações de perdas.

Segundo a associação, produtores de Goiás que atrasaram o plantio de milho e não conseguiram realizar a implementação das lavouras dentro da janela inicialmente recomendada serão beneficiados pela alteração. “A gente sabe que muitas regiões não conseguiram fazer o plantio na janela ideal e os produtores que têm áreas financiadas precisam cumprir o zoneamento do Ministério da Agricultura. Por isso, nosso pedido foi unicamente para resguardar esses produtores, e não para incentivar o aumento da área plantada, até porque o histórico nos mostra que plantar em março é sempre mais arriscado”, disse o presidente da Aprosoja-GO, Bartolomeu Braz Pereira, conforme a nota.

A prorrogação foi solicitada pela associação ao ministério em consequência dos atrasos observados na colheita de soja. Segundo a Aprosoja-GO, além da demora na regularização das chuvas na época de plantio em outubro, os elevados volumes de água nas últimas semanas retardaram a retirada da oleaginosa das lavouras e, consequentemente, a implementação do milho safrinha.

A atualização do zoneamento ampliou o período de plantio das cultivares mais precoces (Grupo I) para os solos com teores médios (Tipo 2) e altos (Tipo 3) de argila. A prorrogação foi de dez dias em relação ao prazo fixado anteriormente. Conforme a associação, municípios definidos como aptos ao cultivo de milho até 20 de fevereiro passaram a ter indicação de plantio até 28 de fevereiro e municípios aptos à semeadura do cereal até 28 de fevereiro tiveram ampliação desse período para 10 de março.