São Paulo, 13 – A colheita da safra 2017/18 no Brasil atingiu 85% da área plantada até quinta-feira (12), informou a consultoria AgRural, em levantamento semanal. O número representa avanço de oito pontos porcentuais em uma semana, fica abaixo dos 87% de igual período do ano passado e dos 84% da média de cinco anos.

Nesta semana, Rondônia entrou na lista dos Estados que encerraram os trabalhos. Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo já haviam encerrado a colheita. No restante do País, a colheita chegou a 50% no Rio Grande do Sul, 70% em Santa Catarina, 93% no Paraná, 97% em Minas Gerais, 99% em Goiás, 65% no Maranhão, 85% no Tocantins, 67% no Piauí, 65% na Bahia e 31% no Pará.

No Rio Grande do Sul, o tempo firme fez a colheita saltar 25 pontos porcentuais em sete dias, reduzindo o atraso em relação ao ano passado e à média de cinco anos, segundo a AgRural.

No Matopiba, o excesso de chuva tornou os trabalhos mais lentos, mas produtores têm entrado em campo nos intervalos de tempo aberto. No Maranhão e no Piauí, há relatos de lotes pontuais sendo colhidos com grãos avariados devido ao excesso de umidade, conforme a consultoria.