01/08/2012 - 0:00
Meio ambiente
Mãe natureza
A agrônoma austríaca naturalizada brasileira Ana Primavesi, 92 anos, estará na Alemanha no dia 14 de setembro para receber o One World Award, principal prêmio da agricultura orgânica mundial, conferido a cada dois anos pela International Federation of Organic Agriculture Movements (Ifoam). É a primeira vez que esse prêmio vem para a América do Sul. Especialista em solo Ana é doutora pela Universidade de Viena e está no Brasil desde 1947, ano em que começou a dar aulas na Universidade de Santa Maria (RS). Manejo ecológico do solo, um dos livros que escreveu, foi reeditado mais de 20 vezes e é leitura obrigatória nas faculdades de agronomia do País.
Leite
Fonterra tem novo presidente
A cooperativa neozelandesa de lácteos Fonterra terá um novo presidente a partir de dezembro. Para o lugar de Henry van der Heyden foi escolhido John Wilson, atual diretor da South Auckland Independent Testing Society e da Turner & Growers. A Fonterra, criada em 2001, fatura US$ 14 bilhões por ano e reúne 10,5 mil fazendeiros que hoje contralam cerca de 30% das exportações de lácteos no mundo.
Cana-de-açúcar
Ela disse não
A presidenta da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), Elizabeth de Carvalhaes, foi cogitada para comandar a União da Indústria de Cana-deaçúcar (Unica) em substituição ao ex-presidente Marcos Jank. O cargo está vago desde março, quando Jank anunciou seu afastamento. E parece que vai continuar vago. Após uma reunião na Unica, poucos dias depois do nome de Elizabeth ter vazado para a imprensa, seu nome evaporou. Aparentemente, por vontade dela.
Pecuária
Agora vai?
No final de julho, políticos da bancada ruralista estiveram em São Paulo para uma reunião na Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne (Abiec). A proposta do grupo é criar o Conselho da Carne (Consecarne), nos mesmos moldes do Consecana e do recémcriado Consecitrus. Esses grupos servem para discutir, basicamente, a política de preços do setor. Tem gente apostando que a ideia nasceu morta, já que preço na pecuária quem decide é o frigorífico.
Ministério da Agricultura
Haja agenda
Não bastam as 27 Câmaras Setoriais e as sete Câmaras Temáticas coordenadas pelo Ministério da Agricultura (Mapa), que reúnem governo e iniciativa privada para discutir políticas para os vários segmentos do agronegócio. Pois acaba de ser criado mais um fórum com o mesmo objetivo. Durante a comemoração dos 152 anos do Mapa, no dia 23 de junho, o ministro Mendes Ribeiro anunciou o lançamento do Comitê Estratégico do Agronegócio. Segundo o ministro, o comitê servirá para aproximar o Mapa das cadeias produtivas.
Óleo de palma
Vale da Alegria
O pecuarista Ovídio Carlos de Brito, que também é presidente do Conselho de Administração da Dendê do Pará (Denpasa), em Belém, comemora, no início de julho, o anúncio da Vale de investir US$ 500 milhões na implantação da maior fábrica de biodiesel de óleo de palma, o popular dendê, do País. “O investimento da Vale é sinal de que nós também estamos no caminho certo”, diz Brito. O cultivo da palma vai ser maior que o da cana-de-açúcar.” Desde o ano passado, a Denpasa está expandindo a plantação para dez mil hectares, mas de óleo para a indústria de alimentos.