A Starbucks obteve lucro líquido de US$ 815,9 milhões, ou US$ 0,69 por ação, no primeiro trimestre de seu ano fiscal 2022, encerrado em 2 de janeiro, informou a companhia, nesta terça-feira (1º), depois do fechamento do mercado. O resultado representa aumento de 31,1% ante o período correspondente do ano fiscal anterior, quando a companhia havia lucrado US$ 622,2 milhões, ou US$ 0,53 por ação. Em termos ajustados, o lucro por ação aumentou de US$ 0,61 para US$ 0,72.

A receita líquida cresceu 19,3% na mesma comparação, para US$ 8,05 bilhões. Segundo a Starbucks, essa alta foi motivada em parte pela base de comparação mais fraca, já que em igual trimestre do ano anterior os negócios foram afetados pela pandemia de covid-19. O forte desempenho das novas lojas operadas pela companhia nos Estados Unidos também contribuiu para esse aumento. Analistas consultados pela FactSet esperavam receita de US$ 7,98 bilhões.

De acordo com a companhia, as vendas de fim de ano foram um fator positivo no trimestre, mas a inflação acima do esperado, a escassez de mão de obra e custos mais altos associados à variante Ômicron do coronavírus pesaram sobre o desempenho.

As vendas globais no conceito mesmas lojas cresceram 13% na comparação anual, refletindo um aumento de 3% no tíquete médio e de 10% no número de transações. As vendas mesmas lojas aumentaram 18% na América do Norte e nos Estados Unidos e diminuíram 3% no segmento internacional. Na China, essas vendas caíram 14%.

No primeiro trimestre fiscal, foram abertas 484 lojas, já descontados os fechamentos. O número representa aumento de 4% na comparação anual. Ao fim do período, a Starbucks tinha 34.317 lojas globalmente, sendo 51% próprias e 49% licenciadas. Com informações da Dow Jones Newswires.