13/06/2019 - 17:55
O parque da Gameleira, em Belo Horizonte/MG, já está recebendo as “estrelas” do principal evento da pecuária leiteira do País, a Megaleite 2019 (Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite), que acontecerá de 19 a 22 de junho. Quase 2 mil animais das raças Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Jersey e Guzerá estarão expostos no recinto. Eles participarão das competições de julgamento e torneio leiteiro, além de shoppings e leilões.
Este é o quarto ano que a feira acontece na capital mineira. A expectativa é da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, entidade organizadora do evento, é de receber 70 mil pessoas no período e movimentar cerca de R$30 milhões.
Mais de 80 empresas participarão da Megaleite, que ainda terá 7 leilões e um shopping, além de palestras, lançamentos de novas tecnologias, audiência pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, reuniões de entidades do setor, minifazendinha para as crianças, vila gastronômica, dentre outras atrações.
De acordo com o presidente da Girolando, Luiz Carlos Rodrigues, são esperadas comitivas internacionais de vários países da América Latina interessadas na genética leiteira selecionada no Brasil. “O país é referência mundial em genética bovina graças ao criterioso trabalho de seleção que os pecuaristas brasileiros vêm desenvolvendo nas últimas décadas.
E o Girolando, por ser uma raça de grande desempenho em regiões de clima tropical, tem sido uma das raças mais procuradas por outros países”, assegura. O gado Girolando surgiu no Brasil a partir do cruzamento entre as raças Gir e Holandês e hoje corresponde a 80% do leite produzido no país, segundo dados da Embrapa.