07/06/2022 - 9:05
São Paulo, 7 – O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) elevou a previsão de produção de algodão em pluma em Mato Grosso na safra 2021/22 de 2,018 milhões para 2,023 milhões de toneladas. A elevação foi motivada por um aumento na área prevista, apesar da redução na perspectiva de produtividade.
“A antecipação da semeadura do algodão, que contribuiu para que grande parte das áreas destinadas à cultura fosse semeada dentro das condições consideradas ideias, em conjunto com o preço atrativo da pluma, foram fatores que estimularam o cotonicultor a investir em mais áreas destinadas a fibra”, disse o Imea.
A área do algodão ficou projetada em 1,175 milhão de hectares. Até maio, o Imea projetava 1,117 milhão de hectares. Em relação à produtividade média da pluma no Estado, a estiagem que ocorreu em abril e se estendeu até maio, bem como as preocupações quanto aos impactos das geadas que atingiram algumas lavouras da região, refletiram em um recuo de 4,25% na estimativa do rendimento da fibra frente ao relatório passado, para 278,55/arroba.
Mesmo com a redução na produtividade aguardada para a safra, o cenário de incremento na estimativa de área refletiu em acréscimo de 0,76% na produção da pluma quando comparada com a última estimativa e 22,58% ante o ciclo passado.