A Vale anunciou nesta quarta-feira a criação da Vale Ventures, sua iniciativa de Corporate Venture Capital, para investir em startups pioneiras de todo o globo, criando novas oportunidades de negócios e tecnologias inovadoras para incorporar nas suas operações. A empresa está comprometendo um capital de US$ 100 milhões (aproximadamente R$ 500 milhões) para investimento.

Em nota, a mineradora diz que para a apoiar a transição para um mundo mais sustentável, esta nova iniciativa adquirirá participações minoritárias em startups focadas em quatro temas: Descarbonização na cadeia da mineração, Mineração sem resíduo, Metais de transição energética e mineração do futuro, com investimento em novas tecnologias.

OCDE revisa para baixo projeção para o PIB do Brasil em 2022, de 1,4% para 0,6%

“Colaboraremos com startups com visão de futuro que tragam grandes ideias e pensamento arrojado para esses desafios monumentais”, afirma o líder da Vale Ventures, Viktor Moszkowicz na nota. “Ao montarmos um portfólio de soluções disruptivas, nós podemos gerar retorno financeiro e estratégico, criando novas oportunidades de negócios, insights e conhecimento para a Vale, clientes e sociedade”, complementa.