22/12/2022 - 16:40
Cada vez mais os produtores rurais têm a gestão de suas fazendas na palma da mão. Muito por conta de ferramentas como a FarmChef, que a Weightech Agro está trazendo para o Brasil. Trata-se de um sistema de gerenciamento de alimentação de precisão para fazendas inteligentes que permite ao pecuarista, a partir de um smartphone, controlar a nutrição com dados de ingredientes, receitas, grupos e lotes de animais.
Comportamento
Desafios das compras na internet
O produtor rural está mudando sua maneira de fazer negócios. São crescentes a busca pela interação por meios digitais, o interesse por uma mescla entre o comércio presencial e digital e a utilização das plataformas de compras, os marketplaces. Esse é o panorama apresentado pela terceira edição da pesquisa A Mente do Agricultor Brasileiro 2022, realizada pela McKinsey & Company. Essa mudança só não é mais intensa porque ainda há desafios a serem superados, como a questão da confiança para o uso de plataformas on-line.
Grãos e sementes
Tecnologia de classificação
A agritech Tbit, de Lavras (MG), quer abrir campo no segmento de classificação de sementes e grãos com o uso de visão computacional e inteligência artificial. Para adubar o terreno, a startup iniciou novas captações de investimentos, com o apoio da gestora de venture capital MSW Capital. Um dos objetivos é intensificar pesquisas em equipamentos mais portáteis, principalmente para celulares, até para aproveitar os benefícios do 5G.
Sustentabilidade
Agtech com selo de Empresa B
A ConnectFARM entrou para o seleto grupo de 280 empresas no Brasil que conquistaram o selo de Empresa B Certificada, emitido pelo B Lab, organização internacional sem fins lucrativos que impulsiona negócios que geram impacto positivo. Tal resultado veio como consequência da forma como a agtech promove, a partir de algoritmos, planejamento de safra mais assertivo, gestão e governança sobre processos de manejo e tomada de decisão para obter produtividade acima dos padrões de mercado. Entre os algoritmos está o Índice de Gestão Ambiental (IGA).
Cooperativas
Aposta no comércio virtual
A startup Supercampo criou balcões digitais para inserir as 12 cooperativas que a compõem no universo do e-commerce, e criar uma nova experiência de negociação tanto para clientes como para vendedores. Agora, todos os produtos ofertados por essas instituições podem ser acessados e comprados de maneira mais fácil e ágil.
E o pagamento pode ser feito de forma digital ou presencialmente.
Ensino
Cuidados com o solo
A utilização de micro-organismos pode ajudar a manter o solo mais fértil e produtivo. É essa a base do curso on-line desenvolvido pelo professor da Universidade do Vale do Itajaí e co-fundador da Biome4all, Marcus Adonai Castro e Silva. Em 16 videoaulas, divididas em quatro módulos, o especialista fala sobre o microbioma, ciclos e sintomas de deficiência nutricional do solo, fatores que influenciam os micro-organismos e como podem favorecer a fertilidade da terra. O curso está disponível no canal de educação Elevagro.
Seguro rural
Mais agilidade,menos burocracia
A insurtech Picsel, especializada em agronegócio, desenvolveu uma plataforma digital baseada em inteligência
artificial para aumentar a confiabilidade e reduzir a burocracia do seguro rural. A ferramenta já foi testada e validada no Brasil em mais de 30 milhões de hectares. Desde 2020, a startup já recebeu quase R$ 3,2 milhões em recursos para desenvolver e aprimorar o projeto. No início do ano que vem, será aberta nova rodada de investimentos para avançar na área comercial e na contração de capital intelectual.
Pecuária leiteira
Gestão de custos no app
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) criou o aplicativo gratuito Gerenciamento de Custos da Atividade Leiteira (Gercal) para ajudar os pecuaristas a administrar melhor a fazenda e obter resultados superiores. Com linguagem simples, o app é de fácil operação e compatível com sistema Android. Basta fazer o download na Play Store.