O cenário é o Cerro de Palomas, elevação rochosa que se se tornou cartão-postal da cidade gaúcha de Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai. No entorno, propriedades que fazem parte da chamada Ferradura dos Vinhedos, caso das vinícolas Almadén, Cordilheiras de Sant’Ana e Terroá Campanha, além de áreas dedicadas à pecuária e a culturas de arroz, soja e café. Recentemente, a região ganhou notoriedade pela olivicultura. Essa peculiaridade transformou a vocação da Casa Albornoz, estância de 2,8 mil hectares que em 2013 começou a receber suas primeiras mudas de oliveiras e nogueiras. Hoje, as plantações somam 220 hectares (120 de olivas e 100 de noz-pecã) e seus frutos rendem a matéria-prima para itens de altíssima qualidade que já acumulam premiações internacionais. No comando do negócio está a matriarca Margarida Albornoz e suas filhas Ana, Sílvia e Virgínia. A marca nasceu há apenas três anos e tem atraído visitantes para viver experiências ao ar livre e no lagar, onde é feito o azeite.

Em fevereiro e março, meses de safra, é possível compreender ainda melhor os cuidados da família com o que a terra oferece. “A relação íntima com o campo revela a nossa caminhada, uma conexão consolidada e que se reinventa através das gerações”, afirmou Virgínia Albornoz. Em 2022, foram colhidas 70 toneladas de olivas, volume 10 vezes maior que o de 2020. São 14 variedades, de quatro países: Espanha, Grécia, Itália e Portugal. Em 2021, o rótulo Da Casa recebeu o prêmio de Melhor do Brasil no International Olive Oil Contest, na Itália, um dos concursos mais disputados do mundo. “São os nossos filhos, nossos frutos”, disse Virgínia.

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A produção de noz-pecã tem feito sucesso e novos itens estão prestes a chegar ao mercado. O azeite Da Casa já foi eleito Melhor do Brasil na Itália e o mel está na base de uma cerveja também premiada (Crédito:Divulgação)

Com 185 mudas plantadas por hectare, a noz-pecã cultivada na Casa Albornoz chegou dos Estados Unidos (onde a grafia é pecan) com variedades provenientes da Flórida, do Texas e do Mississippi. A aceitação do produto no mercado brasileiro tem sido tão boa que a empresa já projeta ampliar as opções de embalagens da noz in natura, além da torrada, salgada e com pimenta. Hoje, os grandes sucessos da empresa são as versões torradas e cobertas de chocolate ao leite e amargo.

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O azeite extra virgem também está na base de outros produtos do portfólio, caso dos cosméticos veganos e da cerveja artesanal fermentada com azeite, a Oliven Kölsch, que tem na composição mel, capim limão e camomila. Criada em conjunto com a cervejaria Bodebrown, ela recebeu medalha de ouro no Concurso Brasileiro de Cervejas 2021, realizado em Blumenau (SC). Também em parceria com a Bodebrown, a Bee-Helles Brasilianisch se destaca pelas notas de mel – outro produto que a família comercializa com marca própria, em duas floradas: eucalipto e campo nativo.

Segundo as mulheres da família, o respeito ao meio ambiente é uma condição essencial no trabalho de toda a equipe. O quarteto acompanha cada etapa do processo com cuidados que começam no plantio e manejo, passando pela colheita, processamento, armazenamento e venda. O turismo de experiência é mais um braço do negócio e pode ser agendado por e-mail (contato@casaalbornoz.com.br) ou pelo telefone 55 9 9617.3892. Além das degustações há piquenique, café da manhã, brunch e almoço campeiro.