27/02/2023 - 18:42
Com a aposta no Open Finance desde sua estreia, o Mercado Pago saiu na frente de outras fintechs e tem colhido frutos de sua entrada voluntária no ecossistema que pretende aumentar a competição no sistema financeiro. Da base total de 43,7 milhões de clientes, 1 milhão já compartilharam com a empresa dados originalmente custodiados em concorrentes, após o salto de 50% dos consentimentos na virada do ano, conta, com exclusividade ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, a head de legal fintech do Mercado Pago e Mercado Livre, Priscila Faro.
Primeira a funcionar como iniciador de pagamentos no País, a fintech do grupo do Mercado Livre já tem 300 mil usuários, usando a ferramenta para transferir recursos de outras instituições para a sua conta na plataforma sem precisar sair do seu aplicativo. Além disso, 3% da originação de crédito para os vendedores com conta no Mercado Pago já é feita com dados disponibilizados pelos clientes via Open Finance. No quarto trimestre, a carteira de crédito da empresa atingiu US$ 2,8 bilhões.
“De dezembro para janeiro, houve crescimento de 52% de consentimentos dos usuários para compartilhamento das informações conosco. Por que fazem isso? Porque tem benefícios. Já começamos a dar crédito com base nas informações que a gente captura com o consentimento do cliente. Temos um número pequeno, mas temos muito orgulho – 3% do crédito que a gente dá para os vendedores do Mercado Pago já é concedido com base nas informações do Open Finance.”
Segundo Faro, o salto dado nas autorizações dos clientes é resultado de um esforço da empresa para mostrar para o usuário qual vai ser o ganho que terá com o compartilhamento dos seus dados, como as ofertas de bens e serviços que ele terá acesso a partir da aplicação das informações no sistema da fintech, inclusive na análise de crédito. Conforme estudo da Oliver Wyman, campanhas educativas são fundamentais para que o Open Finance se dissemine na sociedade.
“Estamos olhando para as nossas jornadas e mostrando para o cliente como ele pode se beneficiar trazendo os dados. Em nossa visão, fazer com que o compartilhamento faça parte da jornada é a melhor forma do cliente compreender o potencial de seus dados”, explica Faro.
Na iniciação de pagamentos, o Mercado Pago já é “case de sucesso”. Segundo a executiva, a meta é alcançar toda a base de 43,7 milhões de clientes com a ferramenta, que facilita a jornada de transferências via Pix. No comércio eletrônico, é possível “fazer um Pix” sem sair da página de pagamento da loja – algo já disponível em alguns vendedores do Mercado Pago. No futuro, a expectativa é de que o Mercado Livre também passe a usar o iniciador de pagamentos no momento em que os clientes finalizam as compras.
Além disso, a ferramenta também permite iniciar um Pix do aplicativo da instituição financeira que vai receber os recursos – algo já usado por 300 mil usuários da plataforma. “Acreditamos muito nos benefícios do Open Finance para experiência do cliente, para democratizar os pagamentos no Brasil. As pessoas ainda acham que o Open Finance está no abstrato. Tem um potencial muito grande para crescer, mas já está acontecendo”, destaca Faro.
Até o fim do quarto trimestre, a estrutura definitiva do Open Finance reportou 18,7 milhões de consentimentos ativos de clientes para compartilhamento de dados, considerando os números acumulados desde agosto de 2021, quando o BC autorizou o compartilhamento por meio do ecossistema. De outubro a dezembro de 2022, foram 4,9 bilhões de chamadas de APIs, interface usada para a comunicação entre as instituições financeiras, com taxa de sucesso média de 84,5%.