São Paulo, 11 – O Paraná iniciou o plantio de trigo da safra 2022/23, informou o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, em nota. Os dados referem-se à semana de 31 de março a 6 de abril.

Segundo o Deral, o plantio de trigo no Estado se inicia pela região norte, e deve se estender até o fim de maio. “Mas os trabalhos ainda não ganharam intensidade, em razão da prioridade dada à colheita da soja e ao plantio de milho segunda safra, que estavam atrasados”, observa o Deral, acrescentando que o atraso é um dos fatores que levaram ao incremento de 13% na projeção de área plantada com trigo este ano em relação a 2022. A semeadura deve alcançar 1,36 milhão de hectares no Paraná.

Outro motivo do incremento da área é a expectativa de bom rendimento, pois, no ano passado, “grande parte dos produtores teve margens positivas e agora aposta que se repita, ainda que os preços tenham recuado”.

O Deral informa, ainda, que, como consequência da expectativa de rentabilidade, alguns produtores testaram plantios mais precoces (março), com vistas a conseguir semear uma segunda safra no outono/inverno. No entanto, devido ao alto risco agronômico e financeiro, o volume de área não alcança 1%.